O São Paulo do técnico Rogério Ceni é o clube grande com pior aproveitamento em 2017. São apenas 52% dos pontos disputados na temporada, o que deixa a equipe atrás de todos os outros 11 times considerados como os maiores do país.
Para se ter uma ideia, o líder da lista é o Corinthians, com 72% de aproveitamento no ano, e apenas três clubes além do São Paulo possuem índice inferior a 60%.
Passadas 10 rodadas, a equipe paulista ocupa o 16º lugar do Brasileirão, com 11 pontos, à beira da zona do rebaixamento.
A média de pontos conquistada pelo clube tricolor fica ainda inferior - inclusive, abaixo de 50% - se não fossem contabilizados jogos contra os times pequenos do Campeonato Paulista.
Neste domingo, o time do Morumbi chegou a cinco jogos seguidos sem vencer.
Minimizando os resultados recentes, Ceni disse que a equipe vem apresentando um futebol capaz de enfrentar qualquer outro concorrente na competição.
"O time é coletivamente consistente. Jogamos dez partidas e pior derrota foi por um gol de diferença fora de casa, jogos em que poderíamos ter vencido ou empatado. Estamos jogando muito parelho com a maioria dos times, mas não estamos conseguindo fazer o gol fora", explicou o ex-goleiro.
"Só que temos consistência, diminuiu o número de gols sofridos, jogando de igual para igual com Palmeiras e Atlético-MG, a diferença é que sofremos com equipes menores. Mas jogamos parelho com todos, sem nenhuma derrota vergonhosa", finalizou Rogério.
Cada vez mais pressionado, o São Paulo folga nesta segunda-feira e volta aos trabalhos nesta terça à tarde, quando começa a preparação para o duelo contra o Flamengo, domingo, às 16 horas (de Brasília), na Ilha do Urubu.
Veja, abaixo, o aproveitamento dos times grandes na temporada:
Corinthians - 72%
Flamengo - 68%
Cruzeiro - 66%
Palmeiras - 65%
Grêmio - 65%
Atlético-MG - 62%
Santos - 61%
Internacional - 60%
Botafogo - 56%
Fluminense - 55%
Vasco - 54%
São Paulo - 52%
Fonte: ESPN