Santos e Corinthians vão se enfrentar pelo primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino na próxima quinta-feira, 13, na Vila Belmiro, às 18h30. Já a partida de volta está marcada para o dia 19, próxima quarta-feira, na Arena Barueri, às 16h30. Por determinação do Ministério Público, os dois jogos vão acontecer com torcida única. No entanto, tanto o horário muito cedo quanto a proibição das duas torcidas não agradaram ao Corinthians e ao público do campeonato.
As torcedoras do Corinthians organizaram, nas redes sociais, um manifesto pedindo a troca de horário da última partida. No texto, elas pedem respeito à história do clássico, às jogadoras e à modalidade.
???Nosso futebol feminino já não tem nada de visibilidade e a CBF ainda marca um horário desses? ?? uma final do Campeonato Brasileiro???, reclama Analu Tomé, uma das representantes de um grupo chamado Movimento Toda Poderosa Corinthiana.
A contestação é compartilhada também pelas torcedoras santistas. ???O evento merece um horário de destaque. E até mesmo o jogo da Vila Belmiro poderia ser um pouco mais tarde também. ?? uma noite que não existem outros eventos no estádio. Poderia ser às 20h, por exemplo. Ajudaria a torcida da capital a chegar à baixada santista???, disse Juliana Teixeira, de 35 anos, que acompanhou a semifinal no estádio e pretende ir a final também. ???Provavelmente chegarei atrasada???, completou.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as datas e horários foram solicitados pela emissora de televisão que irá transmitir as duas partidas.
A reportagem do ESPN.com.br apurou ainda que o Corinthians estuda pedir a alteração de horário. O clube também não gosta da imposição de torcida única.
A medida do Ministério Público que proíbe torcida mista nos clássicos paulistas teve inicio no futebol masculino e foi estendida à modalidade feminina. A justificativa é a diminuição da violência.
O Santos, por sua vez, ainda não se posicionou. O clube disse que não foi procurado para tratar uma possível troca de horário, mas que vai acatar as orientações da CBF. Para a primeira partida, o alvinegro praiano preparou várias ações para atrair a presença do público. Prêmios como camisas dos times feminino e masculino, visitas ao treinamento e ingressos para o Brasileiro masculino serão distribuídos.
Vale lembrar que o título do Campeonato Brasileiro Feminino dá vaga para a próxima edição da Taça Libertadores Feminina.
Fonte: ESPN