Os jogos contra os times da metade de cima da classificação têm sido o ponto frágil do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Diante de rivais do top 10, o time de Zé Ricardo tem aproveitamento digno de rebaixado e, pior, ainda enfrenta cinco até o final do primeiro turno.
A derrota por 1 a 0 para o Grêmio, na quarta-feira, foi a quarta partida contra uma equipe que está atualmente entre os dez primeiros colocados e a segunda derrota.
Contra esses adversários, o Flamengo também perdeu para o Sport (atualmente quinto colocado), empatou com o Botafogo (nono) e venceu apenas o Vasco (oitavo). Os quatro pontos em quatro partidas rendem um aproveitamento de somente 33%.
Já quando enfrentou equipes que estão entre o 11º e 20º lugar no Brasileiro, os rubro-negros foram bem melhor: 19 pontos em nove jogos, em aproveitamento de 70%.
Nas seis rodadas que faltam para o fim do primeiro turno, cinco jogos do Flamengo serão contra rivais do top 10, o primeiro já no próximo domingo, contra o Cruzeiro, sexto colocado.
Além do compromisso no Mineirão, às 16h (de Brasília), a equipe de Zé Ricardo ainda enfrenta Palmeiras (sétimo), Coritiba (décimo), Corinthians (líder) e Santos (terceiro) ??? o outro rival será o Vitória.
O Flamengo está atualmente na quarta colocação do Brasileiro, com 23 pontos (59% de aproveitamento), já 12 atrás do líder Corinthians após 13 rodadas.
Fonte: ESPN