A Polícia Militar Ambiental de Santa Helena, realizou a apreensão de 400 metros de redes e encontrou sete pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro.
As redes foram apreendidas durante patrulhamento aquático no Lago de Itaipu, nas proximidades do Refúgio Biológico na região de Sub-Sede, em Santa Helena. Nas proximidades do ponto de pesca 34, foram localizados 350 metros de rede de pesca, sendo grande parte, de malha nº 3, medida esta proibida. As demais redes eram de malhas 4 e 5, que estão dentro das medidas permitidas, no entanto, todas estavam sem lacres de identificação e armadas a partir da margem (barranco), contrariando desta forma, os regulamentos vigentes para a pesca profissional.
Foram localizados também, 50 metros de espinhel sem o lacre de identificação.
O material de pesca predatória foi apreendido e encaminhado ao posto da Polícia Militar Ambiental de Santa Helena.
Nenhum pescador foi identificado.
Canarinho prisioneiro
Em continuidade aos trabalhos de fiscalização para coibir crimes ambientais, os policiais verificaram uma denúncia de pássaros que eram mantidos em cativeiro, em uma propriedade rural da Linha São Valentim, na cidade de Toledo.
Foram localizados 1 Canário-da-terra, 2 Coleirinhas, 2 Azulões, 1 Tico-tico e 1 Cardeal, sendo dois aninhados porém não constavam na relação de passeriformes. Além disso a licença para Criador de Passeriforme do produtor, estava vencida desde 2013.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Infração Penal contra o infrator por descumprir o Art. 29, parágrafo 1, inciso III da lei 9.605/98.
As aves foram deixadas ao responsável como fiel depositário.
Fonte: Correio do Lago