Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Aos 82 anos, morre padre Mateus que atuou em Santa Helena e São José

  • 06/08/2017
  • Foto(s): Arquivo
Aos 82 anos, morre padre Mateus que atuou em Santa Helena e São José

Faleceu ontem depois de ficar internado na UTI do Hospital São Lucas em Cascavel, o padre Mateus Colucci, que por durante muitos anos atuou em Santa Helena, principalmente no distrito de São Clemente. Ele estava com 82 anos.

De nome batismal Antônio, italiano de nascimento, entrou no seminário em Calvi Risorta, para ser Padre Passionista. Ali frequentou cinco anos de escolas ginasiais.

Iniciou a profissão religiosa aos 11/10/1956, acrescentando ao nome de batismo outro nome: Mateus.

Foi ordenado sacerdote há mais de 50 anos. Mateus saiu da em 1972, ficou três meses em Colatina (Espírito Santo) para aprender um pouco da Língua Portuguesa. Depois veio para o Paraná, ficando três meses em Santa Teresa (distrito de Cascavel).

Depois, em Santa Helena, atendeu 16 capelas da Paróquia Santo Antônio e mais diversas comunidades da região de São José das Palmeiras.

São José

O padre também gostava muito de São José e das comunidades da redondeza.

Começou logo a visitar todas as famílias de São José, com a bênção das casas e incentivando as diversas comunidades quanto à construção da própria capela.

De fato em todas as comunidades (menos uma) não existia a capela, e a missa, confissões, batizados e casamentos, eram feitos ao ar livre, ou na escola onde existia escola. Em poucos anos foram construídas 13 capelas.

No mês de abril de 1974 se conseguiu que São José se tornasse paróquia e o padre Mateus foi praticamente o primeiro vigário a cuidar das capelas de Santa Helena e das capelas e da nova Paróquia São José das Palmeiras.

Era severo..., mas era para o bem da matriz e das comunidades por ele atendidas. Especialmente exigia respeito e silencio na igreja.

Durante os anos que esteve em São José houve um grande crescimento espiritual e material.

De madrugada

Foi transferido com grande tristeza para Guarapuava. Ele costumava dizer que São José era sua segunda pátria, aliás, a primeira, porque em Castelgrande na Itália, sua pátria natal, morou 11 anos, enquanto em São José 14 anos.

Partiu de São José na madrugada do dia 5 de janeiro de 87, quando ainda estava escuro para evitar encontrar gente pela rua e não chorar...

Atualmente ele estava na paróquia São Pedro de Cascavel, onde devem acontecer os atos fúnebres durante o dia de hoje.

Fonte: Elder Boff com inf. Blog Jesus Consagrado

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557