A Guarda Municipal de São Miguel do Iguaçu iniciou neste mês um treinamento e capacitação física específica ao desempenho de suas funções. De acordo com a Portaria Nº 020/2016 a equipe está dispensa do cumprimento da jornada de trabalho por escala pelo período de 50 dias.
Com o apoio do Conselho Municipal de Segurança juntamente com o Comando da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu e em parceria com a Polícia Militar, todos os integrantes da guarda estão recebendo uma capacitação, pois desde quando criada a Guarda Municipal em São Miguel, no ano de 2008, eles não tiveram mais nenhum treinamento.
De acordo com o Secretário de Administração, Valdecir Lago, a capacitação é necessária. ???Os guardas estarão assumindo o trânsito do município pela municipalização, sendo que a documentação está em dia, só falta essa capacitação. Eles também estarão assumindo monitoramento das 11 câmeras que já estão compradas e serão instaladas nos próximos dias???, explica Valdecir.
Os Guardas estão sendo avaliados em exames médicos, psicológicos e capacitação física. Após, os mesmos irão para Foz do Iguaçu receber treinamentos de defesa pessoal, trânsito e abordagem, orientados pela equipe da Guarda Municipal de Foz.
???Quem sabe no futuro, a Guarda Municipal poderá ter a condição da Guarda Municipal de Foz com o armamento, por se tratar de fronteira e projeto Cidades Digitais na parte do videomonitoramento, sendo feito pela Secretaria Estadual de Segurança, envolvendo municípios de Foz do Iguaçu a Guairá???, finaliza o secretário.
Fonte: Assessoria