Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Diretores reafirmam manutenção dos Royalties de Itaipu após 2023 para lindeiros

  • 07/08/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Diretores reafirmam manutenção dos Royalties de Itaipu após 2023 para lindeiros
O fim dos Royalties voltou à pauta na última reunião do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com diretores da Itaipu Binacional. Assunto recorrente, o tema preocupa prefeitos, legisladores e autoridades de diferentes esferas da região Oeste do Paraná. Em seus diversos contatos com gestores municipais a direção da Binacional procura atenuar a preocupação quanto ao corte nos repasses em 2023, quando o tratado da hidrelétrica com Brasil e Paraguai passa por revisão.

Em pronunciamentos anteriores o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, esclareceu que, o que poderá mudar, dependendo das negociações entre os governos dos dois países, é a forma do cálculo do valor desse repasse. 

Os royalties estão previstos no Tratado de Itaipu, assinado em 1973 e aprovado pelos Congressos de ambos os países. A apreensão se deve pelo fato de que, o recurso representa uma das principais fontes de receita dos municípios beneficiados pela compensação.
Conforme o diretor Financeiro de Itaipu, Marcos Stamm, o conhecido Anexo C, do Tratado de Itaipu, compreende as bases financeiras da Binacional e prevê o fim, ou quitação, do pagamento da dívida contraída para a construção da usina. 

Em Yacyretá, usina paraguaio-argentina, construída com base jurídica semelhante à da Itaipu, o anexo C foi renegociado em 2017. A compensação referente ao território inundado, equivalente aos royalties de Itaipu, foi mantida.

Os royalties de Itaipu pagos desde 1985, somam 10 bilhões e 500 milhões de dóllares. Os municípios lindeiros são os grandes beneficiados pelo repasse. Desde 1985, os 16 municípios afetados pela formação do reservatório já receberam 1 bilhão 830 milhões de dólares. 

Diante da preocupação de prefeitos de toda a região, na última Assembleia Geral Ordinária dos Municípios Lindeiros, o diretor de Coordenação, Hélio Gilberto Amaral, procurou tranquilizar os gestores e ponderou que, é muito cedo para começar a tratar do assunto.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557