A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (9) uma operação contra o tráfico internacional de drogas na Região Sul. A quadrilha é suspeita de enviar drogas para o Uruguai, através de praias no Litoral Sul do Rio Grande do Sul, e trazer armas ilegalmente para o Brasil. Seis pessoas foram presas.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão e cinco de condução coercitiva, além de duas prisões em flagrante por porte de arma nas cidades gaúchas de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, Camaquã, Novo Hamburgo, Estância Velha e também em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Além das ordens judiciais foi determinado ainda pela Justiça o sequestro e a indisponibilidade de bens dos investigados.
As investigações foram iniciadas em novembro de 2016 após a Polícia Federal no Chuí identificar a atuação de um grupo conhecido como "Anjinhos da Praia".
Eles eram suspeitos de tráfico internacional de drogas. As reuniões do grupo aconteciam em uma cabana alugada no Balneário do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar. Conforme a polícia, os suspeitos planejavam enviar drogas para o Uruguai durante a temporada de verão.
De acordo com a PF, as cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí eram usadas como parada para a distribuição de drogas para o país vizinho. Ao mesmo tempo, a mesma estrutura seria usada para a entrada de armas em território nacional.
No decorrer dos nove meses de investigação, ocorreram seis prisões em flagrante, além da apreensão de 650 kg de cocaína e 70 kg de maconha.
Fonte: G1