Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 26 anos em Missal

A ampliação da faixa etária da vacinação é temporária, enquanto durarem os estoques

  • 22/08/2017
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa de Missal
Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 26 anos em Missal

A vacinação contra o HPV (Papiloma vírus humano) foi ampliada e liberada para pessoas entre 15 a 26 anos. População dessa faixa etária, tanto do sexo feminino como masculino, podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (ESF) a partir desta segunda feira (21).

Haverá ainda um ponto de vacinação no Posto Sony aos Universitários no horário de saída do transporte na parte da tarde. Os interessados devem chegar alguns minutos antes da saída do transporte para evitar atraso na saída. Em todo caso, as Unidades estarão à disposição para vacinação, e a Unidade do Centro não fecha no horário do almoço.

Segundo a Secretaria do Estado a ampliação da faixa etária da vacinação contra o HPV é temporária e só enquanto durar os estoques nas salas de vacina. Portanto, a secretaria municipal de saúde orienta que as pessoas procurem as Unidades até o final do mês de agosto para garantir sua dose.

O esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses, sendo a segunda, realizada com dois meses após a primeira, e a terceira no sexto mês. A rotina de uso desta vacina nos grupos prioritários (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) continua intensificada e com vacinação nas escolas da rede municipal e estadual da cidade.

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, pênis, orofaringe e ânus. O HPV e uma doença Sexualmente Transmissível e é o principal causador desses cânceres.

A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o HPV foi autorizada pelo Ministério da Saúde e ocorreu porque as coberturas vacinais continuam muito abaixo da meta. Todos devem comparecer as Unidades de Saúde, munidos de carteira de vacinação.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Missal

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557