106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O período de frio compreende a entressafra para a apicultura. São aproximadamente quatro meses em que o apicultor precisa dedicar atenção especial aos apiários, tanto para evitar as correntes de ar, quanto em relação à alimentação das abelhas.
Além do açúcar Very High Polarization, VHP, algumas espécies de plantas podem ser muito úteis. Com esta ótica a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, Biolabore, realizou uma oficina de cultivo de astrapeia.
Este tipo de árvore apresenta folhagem bastante perene e com um grande diâmetro. As flores têm um perfume muito peculiar e formato de globo, por serem extremamente cheias de pétalas.
As plantas são cultivadas em diferentes regiões geográficas, inclusive em locais onde o frio impera bastante.
O técnico da Biolabore responsável pelo trabalho em apicultura, Tadeu Roque de Cristo Junior, desenvolveu o trabalho junto aos apicultores ontem, como forma de mostrar a importância do plantio de astrapeia como alimento às abelhas.
De acordo com Tadeu Roque Junior, a planta pode representa uma das principais fontes de néctar no período de frio.
Com mais alimento é possível produzir mais, segundo os técnicos.
Conforme o presidente da Biolabore, Douglas Kunz, a região Oeste do Paraná apresenta um grande potencial para a apicultura e, por tal motivo o incremento em formação teórica e prática por intermédio da disponibilização de assistência técnica.
A capacitação levou em consideração tanto o plantio, quando a produção e poda da espécie. Além da astrapeia, outros tipos de plantas devem sem cultivadas, principalmente aquelas dotadas de flores.
Confira a entrevista.
Fonte: João Vanderlei Eberhart / Noticiar