106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Programa de Coleta Seletiva do município de Santa Terezinha de Itaipu segue atraindo a atenção e sendo exemplo para equipes de diferentes prefeituras, seja do Paraná, Brasil ou, até mesmo do exterior.
Recentemente, a campanha “Nem Tudo é Lixo, Pense, Separe, Recicle e Coopere” ganhou destaque do Ministério do Meio Ambiente, ficando entre as melhores experiências em resíduos sólidos do Brasil.
Mais de 150 experiências sobre educação ambiental e comunicação social com resíduos sólidos estão disponíveis na plataforma virtual EducaRES.
A ferramenta digital tem como objetivo a divulgação de ações que contribuem para o enfrentamento dos desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) proporcionando aos gestores, catadores de material reciclável e cidadãos em geral, a oportunidade de buscar boas iniciativas de todas as regiões do País.
De acordo com o diretor da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, Paulo Henrique Squinzani, é gratificante estar entre os melhores do País.
“Fazer parte das ações que foram selecionadas e são referência no Brasil é gratificante, pois mostra o comprometimento de todos os envolvidos nesse projeto, que veio para consolidar ainda mais os excelentes resultados obtidos pela Coleta Seletiva do nosso município”, ressalta.
Seleção das melhores experiências
Em 2014, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou um edital público que selecionou 84 ações de referência. Foram escolhidas até 30 experiências de cada segmento (sociedade civil, poder público e setor privado).
As práticas selecionadas foram reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES”. Entre os critérios de seleção estavam a continuidade nos processos de educação ambiental ou de comunicação, caráter inovador, condições de replicabilidade, gestão integrada, coerência entre princípios e ações, abrangência territorial.
A plataforma faz parte da Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos e é Coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC).
A iniciativa está de acordo com a Lei da Política de Resíduos (12.305/2010), que procura fortalecer as ações educativas e de comunicação voltadas para a necessária mudança cultural em relação à produção, o consumo e a destinação de resíduos.
As melhores experiências estão disponíveis no site da plataforma: http://educares.mma.gov.br/index.php/main.
Fonte: Decom STI