O município de Missal intensificou, nessa semana, as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, do ZIka e da Chikungunya, com o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde que vão passar em todos os imóveis urbanos e dos Agentes de Combate a Endemias estão passando o inseticida. Duas equipes estão se revezando e a meta é concluir o trabalho ainda essa semana, se o tempo colaborar.
Outra ação é uma medida adotada pelo Estado do Paraná. Trata-se da Hora H de combate ao mosquito, que será às 10h da manhã de sábado, dia 06 de fevereiro, na Avenida Dom Geraldo Sigaud, próximo a Praça Central. Serão entregues materiais de conscientização em forma de pedágio. A ação só não acontece em caso de chuva.
Nos imóveis, os proprietários estão recebendo um check list, um formulário com itens que devem ser observados, pelo menos uma vez por semana. Essa medida não dura mais que 10 minutos. ???Se todos utilizarem 10 minutos por semana para conferir e eliminar materiais que possam acumular água e virar foco do mosquito, dificilmente haverá infestação nesse local???, orienta o secretário municipal de saúde Eduardo.
O secretário atualizou os números da dengue no município até o momento. Segundo ele são 14 casos positivos, sendo 42 notificações, 08 casos negativos e 20 ainda aguardam resultado, devido ao grande volume de exames em toda região. De acordo com o último levantamento do LIRAa, o índice de infestação em Missal é de 4,2, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é 1.
Fonte: Assessoria