106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na terça-feira (22), representantes dos grupos Coiotes do Pedal de Santa Helena, Ita Bike de Itaipulândia e Pedalando Missal reuniram-se em Missal para dar início a organização da 2ª Ciclo Romaria que será realizada no dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.
A pedalada de aproximadamente 60 km terá como ponto de partida o monumento do Cristo Esplendor em Santa Helena, passando pelo monumento de São Pedro e gruta de São Cristóvão em Missal com a chegada no Monumento de Nossa Senhora, em Itaipulândia.
O evento, que neste segundo ano é realizado pelos três grupos de pedal com o apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, tem como objetivo potencializar uma rota de turismo religioso ligando os três municípios e promovendo os atrativos e monumentos existentes ao longo desse caminho.
Este roteiro faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pela Adetur e Itaipu Binacional de estruturação de rotas turísticas regionais.
Na primeira edição realizada em 2016, o evento reuniu aproximadamente 50 ciclistas, e segundo os organizadores, se as condições climáticas forem favoráveis, este ano o número de participantes poderá aumentar, conforme relata Janete Pagani, representante do grupo Coiotes Santa Helena.
“No ano passado, mesmo com chuva, os grupos se organizaram e percorreram todo o caminho. Este ano esperamos um clima melhor para também aumentarmos o número de participantes”, explica.
Para o representante do grupo Itabike, Cleiton Butzge, a importância dessa Ciclo Romaria é justamente por envolver tanto a parte turística, quanto a parte religiosa.
“É um momento fantástico em que unimos turismo, devoção, lazer, além de estimular a prática de esporte e a valorização dos pontos turísticos que estes Municípios possuem. O ciclismo vem crescendo muito em nossa região e um dos nossos objetivos é tornar esse percurso um roteiro fixo”, afirma.
A programação e a logística ainda estão sendo definidas pela equipe de organização e logo estarão sendo divulgadas aos interessados. A organização informa que esta pedalada não é indicada para ciclistas iniciantes ou sem prática regular com a atividade.
“Por questão de segurança de todos, a proposta é reunirmos ciclistas que já tem um pouco de experiência, pois faremos um trajeto que evitará ser percorrido por rodovias dando prioridade por estradas rurais e caminhos alternativos dos três municípios” detalha Paulo Paetzold, representante do grupo Pedalando Missal.
A pedalada será aberta a todos os grupos de ciclistas interessados da região. No início do próximo mês a equipe de organização estará definindo os últimos detalhes para divulgação de maiores informações.
Fonte: Assessoria Adetur