106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O prefeito Ricardo Endrigo participou na manhã desta sexta-feira (25) da reunião inaugural para implantação do programa SUSCOM+ Participação da Comunidade na Construção da Atenção Básica no Fórum de Medianeira.
O encontro ainda contou com a presença do procurador do CAOP SAÚDE - Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Estado do Paraná, Marco Antônio Teixeira, a promotora Andreia Cristina Bagatin, a promotoria de Justiça da Comarca de Medianeira, Ana Cláudia Luvizotto Batuli, a Juíza da Comarca de Medianeira, Carolina Marcela Franciosi Bittencourt, o superintendente da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) Juliano Schmidt Gevaerd, o chefe da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávio Gedoz, e secretária de Saúde, Dayse Ana Alberton Cavalleri, a secretária de Assistência Social, Delcir Berta Aléssio e a secretária de Educação e Cultura, Clair Rugeri.
O Programa SUSCOM+ comportará, em princípio, três municípios-pilotos para estabilização de conceitos, iniciativas e prazos. ]
Localizados em regiões diversas do Paraná, com demografias distintas e oriundas de pontos diferentes de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
O prefeito Ricardo Endrigo destacou que Ministério Público do Estado do Paraná, principalmente a parte que atende a saúde.
“O projeto propõe rediscutir políticas da saúde da atenção básica, ou seja, nós temos os instrumentos legais, que são Conselho Municipal de Saúde, a sociedade organizada, Conferência Municipal de Saúde, mas neste momento o que o Ministério Público está trazendo para Medianeira é uma oportunidade de fazer um contato direto também com a sociedade organizada, com as equipes de saúde pública do município e do estado, mas principalmente, com o usuário, para ouvir, discutir e debater quais soluções e indicativos da própria sociedade que possam melhorar e aperfeiçoar o SUS em Medianeira”.
O prefeito ainda lembrou que o SUS é dinâmico e está permanentemente em construção e evolução.
“Esse tipo de audiência é importante porque daqui saíram sugestões para melhorar e aperfeiçoar o sistema do SUS. Medianeira fica feliz em receber, e quero aqui agradecer quem escolheu o município, estamos felizes em ter essa oportunidade de ter essa auditoria da saúde pública de Medianeira, e que vai trazer benefícios para nós, que somos os gestores da saúde pública, mais principalmente para o usuário”, finalizou.
O objetivo do projeto é descentralizar as intervenções em saúde pública, aprofundando e disseminando ações ministeriais de execução em municípios do Paraná, com olhar mais cuidadosa para a opinião da comunidade e as correspondentes providências por parte da administração pública.
Espera-se, por essa via, que a integração dos promotores de Justiça e do Centro de Apoio, junto aos demais interlocutores, possa adicionar conhecimento, valor e inovação à atuação sanitária institucional.
Fonte: Assessoria de Imprensa