106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais, na quinta-feira (24), recebeu importante visita de empresários de todo território brasileiro do GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas).
O GVces conduz uma rede de cinco projetos que dialogam com o setor privado sobre as agendas de gestão de carbono e adaptação às mudanças climáticas, valoração de serviços ecossistêmicos, ACV (Análise de Ciclo de Vida), desenvolvimento local e inovação na cadeia de valor.
Anualmente o Centro promove uma imersão em campo, com representantes das organizações membro desses projetos (atualmente são 42 empresas) que vivenciam de maneira prática e integrada os desafios da gestão de sustentabilidade em projetos, que já estão em execução.
Em razão das boas referências às ações de sustentabilidade que a Itaipu e o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) desenvolvem em conjunto com seus parceiros no território da BP3 (Bacia do Paraná), o pesquisador George Magalhães Cunha, fez visita técnica na Associação dos Agentes Ambientais e no CAP (Centro Avançado de Pesquisa) de Santa Helena, com 25 ambientalistas de grandes empresas privadas de todo o Brasil (Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Bunge entre outras).
Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Carlos Kraemer, “a usina de reciclagem é considerada exemplo no nosso país pela valorização dos agentes ambientais, porém precisa de pequenas melhorias como, aumentar porcentagens de reciclagem de resíduos sólidos, que hoje consideramos baixa, desenvolver campanhas educativas e de conscientização para aumentar o lixo reciclado nas famílias santa-helenenses. O Centro Avançado de Pesquisa também é referência na agricultura familiar, precisamos incentivar os produtores a implantar em suas propriedades o mesmo sistema, que é a diversificação de produtos, garantindo a produtividade e maior retorno financeiro”.
Na semana de 28 a 2 de setembro será realizado o módulo presencial do curso programa Cultivando Água Boa. Na ocasião estarão reunidos 43 técnicos de 12 países da América Latina. No dia 30 de agosto foi agendada visitação na unidade de resíduos sólidos em Santa Helena.
“Quero agradecer a Itaipu Binacional e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) pela visita a Central de Triagem e aos Agentes Ambientais de Santa Helena, isso motiva e valoriza o nosso trabalho. Avaliamos que estamos no caminho certo com as nossas ações em relação à gestão dos Resíduos Sólidos”, comenta Yara Beling, responsável pela Divisão de Coleta e Reciclagem.
Fonte: Assessoria