106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O governo lançou um programa nacional de voluntariado, chamado Viva Voluntário. Nesta segunda-feira, ao lado da primeira-dama Marcela Temer, o presidente Michel Temer voltou a pedir "pacificação nacional".
A iniciativa prevê também participação de alunos da rede pública e estipula que o voluntário ganhe pontos no critério de desempate em concursos públicos.
Depois de Marcela Temer, em fala de três minutos, dizer que o voluntariado é "a maior demonstração de altruísmo que o ser humano pode dar", o presidente abriu o discurso com elogios a um "emocionante" coral de crianças que cantou o hino nacional. Mas ressaltou que ficou sensibilizado também pela "disciplina" dos pequenos.
— Bonito e emocionante não só pela voz, como pela disciplina. Surge o primeiro comando, e no segundo comando elas agem coletivamente e de maneira muito regular. Uma coisa que nós precisamos muito no Brasil.
— As crianças deram a todos nós um exemplo maravilhoso de organização, disciplina e patriotismo — emendou, voltando a pregar a "pacificação nacional" do país e criticando, sem citar nomes, "muitas pessoas que só pensam em si". Segundo Temer, o governo tem "profissão de fé" no diálogo.
O Viva Voluntário terá um site para juntar voluntários e iniciativas — privadas, públicas e de organizações da sociedade civil — e prevê uma premiação anual de pessoas e empresas. Crianças e adolescentes poderão participar, desde que autorizados ou acompanhados pelos responsáveis.
A adesão garante pontos em concursos públicos e promoções internas em órgãos do governo. No decreto desta segunda-feira, também está garantido que alunos da rede pública farão parte do programa nacional de voluntariado.
Fonte: O Globo