106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta quinta-feira, (31), durante fiscalização de rotina realizada no âmbito da Operação Fronteira Integrada, servidores da Receita Federal, em ação conjunta com policiais do BPFron, apreenderam um carro com celulares e assessórios ocultos no motor e um ônibus com grande quantidade de mercadorias.
A primeira apreensão ocorreu de madrugada, por volta das 6h, quando servidores da Receita Federal abordaram um ônibus na BR 277, próximo de Céu Azul/PR.
O ônibus com caráter turístico, seguia com destino a São Paulo transportando 16 passageiros.
Ao averiguar o bagageiro, os servidores encontraram grande quantidade de eletrônicos de alto valor agregado, relógios de pulso e máquinas para cortar cabelo.
Após a abordagem, o veículo foi retido e levado para a sede da Receita Federal em Foz para iniciar a verificação das malas.
Durante a inspeção, notou-se que a maioria das bagagens estavam sem a devida identificação de seu proprietário, o que levou a presumir o possível transporte das mercadorias para um único destinatário.
Outro destaque importante é que o ônibus não possui registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e estava exercendo o serviço de transporte ilegalmente.
Os passageiros, após a verificação de seus pertences foram liberados.
Já os produtos apreendidos levados para a contagem e valoração, chegaram à avaliação de R$ 274 mil.
Logo em seguida, às 8 h, próximo de Medianeira/PR um carro Volkswagen Fox, com placas de Cascavel/PR, foi apreendido com celulares e acessórios ocultos sob o capô do veículo.
O automóvel estava ocupado por um casal residente em Medianeira que relataram aos servidores da Receita Federal ser dono de toda a mercadoria que seria, posteriormente, revendida na cidade de Cascavel/PR.
O carro foi lacrado pelos servidores e levado para a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu para a posterior contagem e valoração da mercadoria.
A estimativa de valoração da mercadoria é de aproximadamente R$ 6 mil.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Fonte: Daiane Staub com infor. da Receita Federal