106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Quando se fala de reciclagem e programa de coleta seletiva, a Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu (ACARESTI) já é referência para outros municípios do país e até do exterior.
Nesta quarta-feira (30) mais uma vez a entidade recebeu visitantes brasileiros e estrangeiros.
Eles foram recebidos pelo presidente da ACARESTI, Antonio Correio, pelo coordenador técnico do centro de triagens, Darlei Sauer e pelo diretor de Meio Ambiente, Paulo Squinzani.
Um grupo de aproximadamente 30 pessoas visitou o local.
Eles participam durante a semana em Foz do Iguaçu da 7º Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica e a visita até a Acaresti foi uma espécie de complemento ao aprendizado que tiveram.
A proposta da visita partiu através de uma parceria com a Itaipu Binacional.
Entre os visitantes, pessoas da Bahia, Rio de Janeiro e também Chile, Estados Unidos, África do Sul, Argentina, México, Guatemala, entre outros países.
Para o promotor de justiça regional ambiental da Bahia, Augusto César Carvalho de Matos, conheceu o trabalho desenvolvido em Santa Terezinha de Itaipu e destacou que o município é um exemplo efetivo de implementação da política nacional de resíduos sólidos.
"O que vi hoje aqui me deixou bastante impressionado e entusiasmado. A organização da associação, a participação efetiva da prefeitura, dando suporte e logística a toda essa estrutura montada para a reciclagem, inclusive com vinculação direta na administração do aterro e na própria gestão do lixo do município. É um dos exemplos, realmente efetivos de implementação da política nacional de resíduos sólidos no Brasil", explicou.
Para o presidente da ACARESTI, Antonio Correia, visitas assim motivam os trabalhadores ainda mais.
"Eles vêm me procurar e pedir de onde são as pessoas que nos visitam. Quando digo que são de outros países, ficam animados. É importante esse trabalho que desenvolvemos. A Itaipu idealiza alguma dessas visitas e ajuda a divulgar nosso trabalho em outros países", comentou Antonio Correia.
O diretor de Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, Paulo Squinzani, valorizou a forma como a entidade vem sendo reconhecida em outras cidades, estados e países.
"É gratificante para nós sabermos que estamos servindo de exemplo para outras pessoas e municípios e até para outros países como uma tecnologia na gestão de resíduos sólidos", disse.
Fonte: Assessoria de Imprensa