O município de Santa Helena contabiliza 41 casos de dengue confirmados através de exames laboratoriais. O número pode ser bem maior, já que o resultado para outros 54 exames são aguardados. A situação é bastante preocupante, conforme as autoridades em saúde, tendo em vista que o município está com o índice de infestação larval de 6,2%.
Diversas estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, são executadas. Ontem foram reunidas as autoridades eclesiásticas do município, uma forma de aproximação com a população geral na busca pela eliminação de criadouros do mosquito.
O risco de epidemia de dengue em Santa Helena é grande. Conforme o responsável pelo Setor de Combate às Doenças Endêmicas, Sivonei Corso, há a probabilidade de que, grande parte dos exames que estão sendo feitos resultem positivamente para a doença.
Sábado (06) uma ação contundente foi realizada, a chamada Hora H, instituída pelo Governo do Estado. Entre 10h e 11h, houve uma mobilização simultânea para as pessoas procederem a limpeza dos lotes, quintais, e até mesmo do ambiente doméstico, já que, há casos em que o mosquito Aedes Aegypti se reproduz dentro de casa.
Fonte: Correio do Lago