106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Estados Unidos, Japão e Polônia são alguns dos países que divulgam a cultura gaúcha, com organizações tão ou mais fortes das que existem no RS, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
A Semana Farroupilha é comemorada fora do Rio Grande do Sul com o mesmo orgulho com que os gaúchos o fazem.
Em alguns casos, não é preciso ter nascido no Rio Grande do Sul para se considerar um gaúcho. Um dos centros localizados em Manaus, no Amazonas, empenha-se para seguir corretamente todas as normas e diretrizes do Movimento. Mesmo com temperatura e clima bem diferentes dos apresentados no sul do país, os amazonenses buscam utilizar todas as indumentárias determinados pelo MTG, sem recorrer à adaptação.
Com uma média de 3,5 Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) por município, o Rio Grande do Sul é, pela lógica, o estado brasileiro com mais entidades que cultivam a cultura e os costumes do povo gaúcho. São 1.731 Centros para 497 municípios.
Mas não pense que é só nos estados mais ao Sul do país que existem os CTG’s. Fora do Rio Grande do Sul, há 1.103 entidades espalhadas por 23 estados, o que representa 38% do total de 2.834 instituições em todo o Brasil.
Os vizinhos catarinenses ocupam o segundo lugar entre os estados com mais CTG’s no país, seguidos dos paranaenses, dados de 2015, que não devem ter sido muito alterados.
Veja o ranking de CTG’s por estado:
1º Rio Grande do Sul - 1.731
2º Santa Catarina - 601
3º Paraná - 336
4º Mato Grosso - 43
5º Rondônia - 33
6º São Paulo - 28
7º Mato Grosso do Sul - 19
8º Goiás - 9
9º Rio de Janeiro - 7
10º Bahia - 5
11º Distrito Federal - 4
12º Amazonas e Minas Gerais - 3
13º Tocantins e Pernambuco - 2
14º Acre, Roraima, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Espírito Santo – 1
(Na foto, a passagem dos cavalarianos no Memorial Coluna Prestes na Ponte Queimada em Santa Helena)
Fonte: Com inf. G1 RS e mundotradicionalista.com