106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O caso revoltou o pai da garotinha de 5 anos, que está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Universitário de Cascavel. O pai da menina, Vitor revela como surgiram os sintomas da meningite.
O outro filho, de um ano e sete meses, também foi internado com os sintomas semelhantes aos da irmã, porém os exames apontaram que o menino teve apenas gripe.
Conversamos com a secretári de Saúde de Lindoeste, Viviane Paranhos que nega que houve negligência no atendimento.
O primeiro exame confirma que o que atacou a menina foi uma bactéria. A dúvida é sobre o tipo: se é a Haemophilus ou meningocócica , considerando-as mais perigosas.
Segundo o médico neurologista, Renato Endler, a meningite é uma inflamação da camada do cérebro, chamadas meninges. Ela pode ser contraída de duas formas, normalmente no inverno.
A inflamação pode atingir crianças e adultos, mas elas são as mais vulneráveis a doença. Os sintomas podem ser confundidos com gripe ou virose.
Para prevenir a meningite, é importante que os pais levem os filhos as Unidades Básicas de Saúde para tomar a vacina contra a doença. Se o paciente for diagnosticado com a doença, o tratamento é semelhante a o da gripe, mas a bacteriana necessita de mais cuidados.
Fonte: Catve