106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma agenda intensa de atividades acontece até o final de novembro nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) como parte do Programa Encontros e Caminhos 2017, desenvolvido na região por um convênio entre Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.
Na última semana, um grupo de produtores participou de uma oficina para construção de uma cisterna no sistema “ferro e cimento” em Missal, cidade onde o foco das ações é a agroecologia. O reservatório de 30 mil litros está sendo construído na propriedade de Rosa e Vitorino Pelissari, pequenos produtores agroecológicos instalados na Esquina Gaúcha, às margens da PR-495.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Altair Luiz Setzner, explica que a definição do local foi estratégica. A intenção é que a propriedade se torne referência para que outros produtores, escolas e entidades conheçam o sistema. Por esse motivo, na terça-feira, dia 19, outra oficina do Programa Encontros e Caminhos será realizada no local. Desta vez, o foco da aprendizagem será a Horta Mandala.
“A intenção é aproveitar a oportunidade que o Encontros e Caminhos oferece para implantarmos modelos capazes de serem multiplicados e convertidos em benefícios aos produtores”, destaca Setzner.
Recursos
A engenheira agrônoma do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Daiana Raquel Pauletti, explica que a cisterna vai fazer parte de um sistema integrado de produção. A água da chuva vai ser captada do telhado do galpão e depois direcionada para irrigar os cultivos, especialmente a Horta Mandala, que tem um reservatório de água no seu centro. A mandala, por sua vez, é construída para fazer o melhor aproveitamento de recursos do solo e também a energia solar. A adubação ficará por conta dos dejetos da criação de frango caipira.
“Tudo está sendo feito com pouco investimento. Temos que aprender a aplicar com eficiência os recursos que chegam às nossas mãos e o Encontros e Caminhos nos ensina isso”, ressalta.
Para o casal Vitorino e Rosa, as ações do programa darão oportunidade para mudar a história da família. “Estamos recomeçando com uma nova realidade e ficamos felizes em receber outras pessoas para multiplicar o aprendizado e a ajudar mais famílias a trabalhar de forma ecologicamente correta”, comemoram.
Em 10 de outubro, o Encontros e Caminhos promoverá em Missal uma oficina de construção de aquecedor solar a partir de materiais reciclados como caixas Tetra Pak e garrafas pet. As atividades vão acontecer na propriedade de Lourdes e Adenilson Rodrigues, moradores da Linha São Sebastião.
As oficinas têm apoio do Capa e ainda contam com a participação de organizadores do Encontros e Caminhos de Ramilândia e Diamante do Oeste.
Em Mercedes, crianças e jovens participaram de uma atividade do programa na quarta-feira (13). Na ocasião, foram soltos balões com sementes de árvores nativas da região. O evento ocorreu durante o desfile cívico de emancipação da cidade.
Encontros e Caminhos
Até o final de novembro, os 29 municípios da BP3 realizarão vários eventos de cunho educativo, cultural e socioambiental, coordenados pelo Conselho dos Lindeiros. Cada cidade tem autonomia para dar seu toque às ações, conforme os objetivos da atividade.
Fonte: Imprensa Itaipu Binacional