Um senhor de 65 anos morreu na terça-feira (9), em Curitiba, vítima da forma mais grave de dengue. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (10) que esta é a primeira morte em decorrência da doença na cidade do ano. O caso é importado - o paciente havia viajado para o Paraguai, onde os índices da doença estão altos.
O prontuário do idoso ainda será analisado pela Secretaria Estadual de Saúde para confirmar se a dengue foi de fato a causa da morte ou se houve influência de outros elementos. Este é um procedimento normal entre as autoridades da saúde pública. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nunca houve registro de morte por dengue em Curitiba.
O último boletim da dengue, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na terça-feira (2), indicou que desde agosto de 2015, foram confirmados 3.444 casos no Paraná e cinco mortes. Um novo levantamento deve ser divulgado nesta quarta-feira, com dados até sexta-feira (5).
A situação mais crítica no estado é em Paranaguá, no litoral, onde quatro pessoas morreram. A outra morte foi registrada em Foz do Iguaçu, no este. Diante do aumento de ocorrências, onze cidades estão em estado de emergência.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o senhor que morreu na terça-feira foi internado no Hospital São Vicente em 4 de fevereiro.
Fonte: G1