O período da Quaresma e da Semana Santa são datas importantes no calendário cristão. A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. A prática da Quaresma data desde o século 4, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Já na Semana Santa, celebra-se a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com sua ressurreição no domingo de Páscoa.
Campanha 2016 aborda o saneamento básico
Tema deste ano ganha mais força com a proliferação do zika vírus pelo País
A Igreja Católica iniciou ontem(10) o período da Quaresma, que é a preparação para a Páscoa, comemorada daqui 47 dias. Também foi lançada a Campanha da Fraternidade 2016, com o tema ???Casa Comum, nossa responsabilidade??? e realizada a tradicional Missa de Cinzas nas igrejas.
O lema da Campanha deste ano é "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida. Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. ???O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo???, informou a CNBB.
Fonte: Bem Paraná