106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Começa um mês muito importante no campo da prevenção. Outubro é dedicado à precaução que as mulheres devem ter em relação ao câncer de mama.
Estudos indicam que mais de 60 mil novos casos são registrados no Brasil a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Há uma rede de prevenção espalhada pelo país, que funciona o ano inteiro, mas sobremaneira em outubro.
O Outubro Rosa serve de um lembrete muito importante, o autoexame. A mulher precisa apalpar os próprios seios e detectar se há alguma anomalia.
Estranhando qualquer coisa, um nódulo acentuado ou não, ela deve procurar a saúde pública ou, se preferir, clínicas particulares que realizam a mamografia.
Com o resultado da mamografia em mãos, o médico dirá se precisam mais exames, análises mais aprofundadas.
A detecção precoce ajuda a evitar a necessidade de quimioterapia e em casos mais graves, até da mastectomia com remoção parcial e às vezes, até total da mama.
Por isso, é muito importante a prevenção. Descobrindo antes, as formas de tratamento podem não ser invasivas, somente com medicação, principalmente hormonal.
O Outubro Rosa começou em 1990 nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou pelo resto do mundo, incluindo, é claro, o Brasil.
Mulheres, não só as mais velhas, se toquem!
Fonte: Elder Boff