106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Hoje é o dia da proteção dos animais, dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais e da natureza.
Paróquias católicas do mundo afora realizam a bênção dos animais no dia dedicado a esse santo, querido no mundo inteiro.
Há muitas cidades no mundo afora, que levam o nome de São Francisco. Dificilmente encontramos algum município que não tenha um bairro, uma localidade, que se chame São Francisco.
Santo que foi nobre e abandonou a riqueza, despiu-se das vestes mundanas para colocar aquela batina marrom segurada por um cordão com três nós que representam os votos de pobreza, castidade e humildade.
Estudei num seminário franciscano, dos Frades Menores Missionários, os verdadeiros capuchinhos, que levavam à risca as tradições do santo, inclusive deixando a barba crescer e nunca abandonando a túnica.
Além da natureza e dos animais, Francisco é o santo dos pobres. Foi ele quem fez o primeiro presépio.
O atual papa foi o primeiro a adotar o nome Francisco para seu papado.
O argentino Jorge Mario Bergoglio teria explicado desta forma sua escolha, revelou o arcebispo de Nova York Timothy Dolan: "o papa disse que escolheu seu nome em homenagem a Francisco de Assis. Todos nós sabemos que o santo de Assis se ocupou dos pobres e dos humildes. Esse será o seu trabalho".
"Ele precisou escolher este nome para (combater) a pobreza, ele sempre foi um grande admirador de São Francisco de Assis", confirmou o padre Guillermo Marco, seu colaborador mais próximo na arquidiocese de Buenos Aires.
"Ele usa o metrô, gosta de viajar com as pessoas, e raramente utiliza um carro com motorista", contou para ressaltar sua vida modesta. "Enquanto cardeal, ele continuou a viver a vida normal de um padre. É um homem irrepreensível", acrescentou.
(Com informações do portal Terra)
Fonte: Elder Boff