A Administração Municipal de Santa Helena iniciou na última semana um trabalho piloto para o Sistema Mecanizado de Coleta de Resíduos. Uma estrutura de 48 contêineres para a recolha de lixo foi instalado nos conjuntos Padre Martinho, Jardim Acácia e Tiradentes. A coleta será feita por sistema mecânico com o auxílio de manuseio manual de duas pessoas. A nova metodologia proporcionará mais higiene e economia, segundo o diretor de Meio Ambiente, Leandro Franzen.
A implementação do método representa inovação no sistema de gerenciamento de resíduos, com maior agilidade na recolha e mais flexibilidade para o descarte de resíduos pela população. O lixo poderá ser descartado a qualquer hora, sem necessidade de observar horários de rota do caminhão coletor. Segundo Leandro Franzen, a higiene será maior, também nos bairros, já que os resíduos ficarão protegidos contra a ação de animais, por exemplo.
A coleta mecanizada está em fase de testes, motivo pelo qual, paralelamente é desenvolvido um trabalho de sensibilização junto à população dos três bairros para oferecer uma metodologia adequada à sociedade. Conforme o diretor de Meio Ambiente, cada conjunto é composto por dois contêineres, um amarelo, para materiais recicláveis, e outros azul, para colocação de material orgânico, compreendido por restos de alimentos, lixo do banheiro, folhas e pequenos galhos.
A comunidade também deve ajudar no zelo dos equipamentos, segundo o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Darinês Wilsmann. O patrimônio é da população e por tal motivo deve haver o cuidado necessário para a durabilidade dos contêineres. O diretor Leandro Franzen destaca como está o processo de implantação do Sistema Mecanizado de Coleta de Resíduos no município.
Fonte: Assessoria