106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com a safra aberta, os apicultores da região se preparam para as primeiras colheitas que devem ocorrer, principalmente a partir de 15 de outubro, conforme o presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária-Coofamel, Wagner Gazziero.
Os primeiros manejos dentro do período de alta produtividade de mel iniciaram no começo deste mês.
A safra compreende os meses de outubro de 2017 a meados de fevereiro 2018, quando é extraído em torno de 60% a 70% do mel produzido no ano, segundo o técnico da Biolabore responsável pelo trabalho em apicultura, Tadeu Roque de Cristo Junior.
Conforme a área técnica, o restante da produção é obtida de março até maio, período conhecido como safrinha.
Com expectativa positiva, principalmente pelo incremento de tecnologia compartilhada pela assistência técnica, a área técnica da cooperativa espera que os apicultores atinjam uma boa produtividade.
Os pontos negativos são a previsão de muita chuva e o preço inferior ao que era praticado, resultado, principalmente da alta produtividade no nordeste brasileiro, que produz mel para exportação.
Apesar do preço ligeiramente inferior, a segurança oferecida quanto a compra e escoamento da produção são fatores que devem ser observados pelos produtores, assim como o fortalecimento da cadeia produtiva geral, segundo Gazziero. (áudio)
Fonte: Assessoria de Imprensa