106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Mais de 30 mil romeiros são esperados na Grande Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia nesta quinta-feira (12), feriado nacional. A programação religiosa alusiva ao dia da Mãe Aparecida começou no dia 1º de outubro, com a XII Novena em honra à padroeira da cidade.
Milhares de romeiros já passaram pela Imagem, principalmente durante os encontros da novena. Porém, segundo a organização, muitos decidiram participar no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora, devido às comemorações do Ano Jubilar (Ano Nacional Mariano com Indulgência Plenária – perdão de todos os pecados).
Em entrevista, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itaipulândia, Padre Leandro Blasius, falou mais sobre a organização do evento. (áudio)
Segundo Leandro, a programação que está em andamento tem avaliação positiva. A chuva atrapalhou um pouco, mas os fiéis compareceram e participaram de todas as ações. O bazar religioso e as cantinas estão abertos o tempo todo. “A partir do fim da tarde de hoje, quarta-feira, os trabalhos se intensificam. Muitas caravanas já estão chegando, muitos romeiros estão na estrada e nós estamos com a equipe a postos para acolher a todos”, afirmou o Padre.
A programação desta quarta (11) inclui, às 19:30h, a inauguração do Marco do Jubileu dos 300 anos de Aparecida, construído pela Administração Municipal junto a Grande Imagem. Logo após, às 20h, Missa de encerramento da novena.
“Nos últimos anos tivemos um aumento na procura pelo sacramento da confissão. Durante a noite de hoje e o dia todo amanhã, teremos diversos padres atendendo o tempo com a confissão nos gramados da Grande Imagem”, anunciou.
Confira os horários das celebrações na Grande Imagem:
00h (meia noite) – Missa dos Caminhantes
Presidente da Celebração: Padre Maurício Camatti.
Benção: Crianças e artigos religiosos.
03h – Missa dos Peregrinos
Presidente da Celebração: Padre Edivaldo D. Bernardo.
Benção: Crianças e artigos religiosos.
06h – Missa da Alvorada
Presidente da Celebração: Padre Ivanildo Gasparrini.
Benção: Crianças e artigos religiosos.
09h – Missa dos Romeiros
Presidente da Celebração: Padre Agostinho Gatelli.
Benção: Crianças e artigos religiosos.
14h – Missa dos Devotos
Presidente da Celebração: Padre Antônio Mantovani.
Benção: Da Saúde (com Unção dos Enfermos) e artigos religiosos.
16:30h – Missa da Unidade
Presidente da Celebração: Dom Laurindo Guizzardi.
Benção: Crianças e artigos religiosos.
Logo após a última missa, será realizado o sorteio da Ação entre Amigos, promovido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
ORIENTAÇÕES PARA ROMEIROS
Ainda na entrevista, o Padre Leandro Blasius destacou algumas orientações importantes para os romeiros.
“Pedimos muito cuidado na estrada, muita atenção. Pedimos também que quem estiver de carro, tenha cuidado, para evitar acidentes. Quem vem caminhando, sabemos do cansaço, do esforço físico, tenha o máximo de cuidado, onde tem acostamento, ande no acostamento, se tiver que andar no asfalto, ande bem do ladinho, para que nada de ruim aconteça”, alertou.
O Pároco ainda falou sobre uma situação registrada no ano passado. “Nós recolhemos muito lixo na estrada, pegamos duas camionetes e não conseguimos carregar todo lixo nas estradas próximas ao município, trechos esses utilizados pelos fiéis. Teremos alguns locais para depositar o lixo e pedimos, encarecidamente, que não joguem lixo na via e sim, no local correto, que é o lixeiro”, explicou.
Outro anúncio feito por Leandro é que o trecho da Linha Sbabo, que liga Portão do Ocoí, em Missal, até o Lajeado do Cedro, em Itaipulândia, será fechado para veículos. Apenas romeiros poderão utilizar esse caminho. “Pedimos a compreensão de quem vem de carro, mas precisamos tomar alguns cuidados. Pedimos que, quem vier de veículo, utilize a estrada por Vista Alegre ou então, por São Miguel do Iguaçu”, finalizou.
NOSSA SENHORA APARECIDA, UMA HISTÓRIA DE FÉ
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal , Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto – MG. Convocado pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu.
João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores. Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar.
A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem. A família construiu um oratório, que logo se tornou pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública. Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).
A Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pescada no rio Paraíba na segunda quinzena de outubro de 1717, feita de argila, que depois de modelada, é cozida em forno apropriado, medindo 40 centímetros de altura. A cor acanelada com que, hoje, é conhecida, deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros. Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena.
Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início em 11 de Novembro de 1955 a construção de outra igreja, atual Basílica Nova, o ‘maior Santuário Mariano do mundo’. Em 1980, ainda em construção, foi consagrado pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional.
Fonte: Daiane Staub com infor. Canção Nova