106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A moradora de São Miguel do Iguaçu, Brenda Maris Malgaresi, passou por uma experiência que poderia ser menos traumática. Segundo a dona de casa, no ano de 2012 percebeu algo diferente em um dos seios, mas ignorou. Um ano depois, fazendo exames de rotina, resolveu por acaso realizar uma mamografia e foi surpreendida pelo resultado.
(Brenda Maris Malgaresi 1)
Quando constatado que se tratava de câncer de mama, foi um grande choque. A maior dificuldade para ela foi contar para a família.
(Brenda Maris Malgaresi 2)
O que mais assusta os pacientes com câncer é a quimioterapia. E Brenda passou por esse processo sempre com apoio dos familiares e com muito otimismo.
(Brenda Maris Malgaresi 3)
Depois de superar a doença e perder a mama, a são-miguelense acredita que a experiência poderia ser menos traumática se tivesse feitos os exames, assim que sentiu que algo estava diferente no seu corpo.
(Brenda Maris Malgaresi 4)
A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama é o foco da campanha internacional Outubro Rosa.
Só para ser ter uma ideia, neste ano o Brasil já registrou quase 58 mil novos casos da doença localizada nas mamas, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em São Miguel do Iguaçu, em sete anos 106 mulheres perderam a vida em decorrência de câncer, de acordo com dados da secretaria de saúde do município. Sendo o câncer de mama o líder deste ranking negativo com 16 de óbitos.
Fonte: Alessandro Kunhaski