106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Ainda que os ritmos intestinais de cada pessoa sejam diferentes, o fato de evacuar apenas duas ou três vezes por semana indica que você sofre de prisão de ventre.
As suas principais causas são:
Estresse excessivo
Sedentarismo
Uma dieta pobre em fibras
Diabetes
Gravidez
Também pode estar associada a outras doenças, como o câncer de cólon, a diverticulite ou as hemorroidas.
Existem vários tratamentos para a prisão de ventre.
Um dos mais adequados é seguir uma dieta rica em frutas. Elas contêm vários nutrientes que aceleram o funcionamento do sistema digestivo e lhe oferecem grande quantidade de fibras insolúveis.
1. Pera ajuda a combater a prisão de ventre
Por seu alto teor de água e fibras, a pera é um grande regulador do trânsito intestinal.
Ela ajuda a cuidar do sistema digestivo, graças a suas propriedades antioxidantes, e favorece a eliminação do colesterol alto.
Além disso, contém vitaminas B, C e E, e minerais (ferro, cálcio e potássio).
2. Mexerica
Por fazer parte dos cítricos, a mexerica é uma excelente fonte de vitamina C.
Ela estimula a formação de anticorpos no organismo e combate o ataque de elementos nocivos.
Por seu alto teor de fibras, evita os problemas digestivos, o colesterol alto e as doenças cardiovasculares.
3. Uva doce
Graças a suas propriedades, a uva funciona como laxante natural, ajuda o sistema cardiovascular e diminui o colesterol ruim (LDL).
Essa fruta contém uma grande variedade de ácidos importantes para o bom funcionamento do organismo.
Além disso, a uva quase não contém calorias e favorece o bom estado das artérias e o coração, e melhora as funções cognitivas do corpo.
4. Goiaba
A goiaba conta com propriedades antissépticas e anti-helmínticas, o que a torna capaz de eliminar as bactérias, os fungos e demais agentes infecciosos que se encontram no corpo.
Ao ingerir a goiaba com suas sementes, ela se torna um remédio eficaz para regularizar a evacuação normal dos intestinos.
Para aproveitar todos os seus benefícios, recomenda-se consumir essa fruta diariamente.
5. Laranja
O suco de laranja é ideal para prevenir o acúmulo de resíduos de alimentos no cólon e evitar as doenças cardiovasculares.
Além de ser um poderoso antioxidante por conter vitamina C, reforça o sistema imune, funciona como depurativo, analgésico e cicatrizante.
A laranja oferece ao organismo uma boa quantidade de fibra, que melhora o trânsito intestinal e diminui a prisão de ventre.
Por outro lado, por conter ácido cítrico, esta fruta tem uma função depurativa, facilita a digestão dos alimentos e estimula o bom desempenho do pâncreas e do fígado.
6. Mamão papaia
Os nutrientes do mamão papaia o tornam útil para aliviar a prisão de ventre. Cerca de 90% de seu conteúdo é água, o que a torna um excelente diurético.
Também contém altas quantidades de vitamina C, oferecendo ao corpo defesas naturais e eliminando os radicais livres com seu efeito antioxidante.
Ainda que não seja a fruta com os maiores níveis de fibra, o teor que oferece ao corpo é suficiente para melhorar o trânsito intestinal e prevenir o câncer de cólon.
7. Maçã
É recomendado ingerir essa fruta com sua casca, já que contém fibra e é um excelente antioxidante.
Ajuda a diminuir o colesterol e o risco de sofrer de doenças cardiovasculares por seu teor de quercetina.
Para conseguir uma limpeza intestinal e do organismo, é necessário ingerir três ou quatro maçãs por dia, no mínimo uma hora antes de cada refeição.
8. Melão
Rico em minerais como o potássio, magnésio, cálcio zinco, ferro e fósforo, o melão é uma fruta que não devemos deixar de incorporar em nossa dieta diária.
Por causa de sua ação diurética, é ideal para prevenir a retenção de líquidos, favorece o funcionamento dos rins e tem um leve efeito laxante.
Suas sementes favorecem a expulsão de lombrigas intestinais.
9. Kiwi
O kiwi é uma das frutas com maior teor de fibras. Suas sementes também ajudam a acelerar o trânsito intestinal, por isso, é indicada nos casos de prisão de ventre.
Recomendações gerais
Além de consumir as frutas anteriormente mencionadas, também é necessário levar em conta as seguintes recomendações:
Controlar o nível de estresse
Aumentar o consumo de água
Evitar refeições muito fartas
Ter uma rotina de exercícios diários
Comer de forma regular, não pular refeições
Evitar o consumo de leite e derivados
Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra
Mantenha uma dieta rica nessas frutas, junto com vegetais e exercícios físicos e note uma melhore na sua qualidade de vida!
Fonte: Melhor com saúde