106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Hoje (17 de outubro) é o dia nacional do profissional da propaganda.
A palavra propaganda vem do latim propagare, usado inicialmente em agricultura, para designar a reprodução das mudas das parreiras.
Em 1622, o Papa Gregório XV instituiu uma comissão de cardeais para difundir o catolicismo nos países não-católicos: a Congregatio de Propaganda Fide ("Congregação para Propagar a Fé"), referida informalmente como a Propaganda.
Logo o termo passou a ser usado para qualquer organização empenhada em difundir doutrinas religiosas ou políticas.
Nas guerras do século 20, a propaganda foi largamente utilizada para elevar o moral dos soldados e desmoralizar os adversários, ficando claro que, diferentemente da publicidade, que procura divulgar e vender um produto, a propaganda procura influenciar os espíritos. Hoje há propaganda contra e a favor de tudo, chegando a haver propaganda antirreligiosa, o que é uma ironia etimológica.
Mas o rádio é, indiscutivelmente, o melhor meio para propagar as coisas.
Apesar da diferença exaltada nas palavras propaganda e publicidade, tem também o marketing, o rádio é mágico para tudo isso.
Marketing pode ser considerado o pai da publicidade e da propaganda, pois envolve um contexto global da divulgação de uma empresa, de um profissional.
Publicidade, é tornar público o que se deseja e a propaganda é a ferramenta, e exposição da mídia.
Existem, é verdade, vários meios para divulgar um produto, serviço ou um negócio qualquer.
Mas o rádio mostra a sua eficiência ao longo dos anos, pois, de todos os veículos de comunicação é o mais fácil de ser acompanhado.
Outro dia falei das qualidades do rádio, que as pessoas escutam-no, sem deixar outros afazeres de lado.
Enquanto dirigem estão ouvindo rádio. Enquanto estamos em lanchonetes, supermercados, lojas, podemos ouvir rádio, tranquilamente.
Quando na cozinha, a pessoa tem o rádio como um companheiro. O rádio não atrapalha, você não precisa olhar paro rádio, ao contrário de outras mídias visuais, cito sites, televisão, jornais, outdoor.
Por todos estes aspectos virtuosos, o rádio continua sendo imbatível meio de propaganda. Empresas de sucesso jamais abdicam dele pra divulgar produtos ou serviços.
Com informações dos sites da Agencia Public e Dicionário Etimiológico
Fonte: Elder Boff