Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agroindústria de cana de açúcar deve beneficiar mais de 70 famílias em Missal

Esta semana foi realizado um seminário com os fornecedores de matéria-prima para o novo empreendimento.

  • 24/10/2017
  • Foto(s): Assessoria
Agroindústria de cana de açúcar deve beneficiar mais de 70 famílias em Missal

O processo de agroindustrialização ganha espaço no Oeste do Paraná. Produtores rurais estão formalizando a atividade de produção e comercialização, um fator que estimula a profissionalização e gera mais renda.

É o que ocorre em Missal, na Linha Glória, onde está em trâmites de implantação a uma agroindústria de derivados de cana de açúcar. Ao todo serão 70 famílias envolvidas no processo.

Esta semana foi realizado um seminário com os fornecedores de matéria-prima para o novo empreendimento.

O evento foi organizado pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Solidária do Oeste do Paraná (Coafaso), com o apoio da Administração Municipal de Missal, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Instituto Emater, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo do seminário foi apresentar aos agricultores e autoridades do município o andamento do projeto da Coafaso junto ao Programa Inclusão Social e Produtiva da Itaipu e BNDES.

A agroindústria de derivados da cana tem o planejamento de produzir inicialmente 1 tonelada de açúcar mascavo por dia, beneficiando cerca de 70 famílias que serão os cultivadores da cana-de-açúcar para fornecer para a cooperativa.

Paralelamente, toda a estrutura deve gerar empregos e renda, segundo o engenheiro agrônomo e assessor de cooperativas pela Biolabore com a Itaipu, Vinícius Mattia.

O procedimento geral, assim como a cooperativa e os setores de produção da cana, industrialização do açúcar e mercados que foram planejados pela equipe técnica foram apresentados. A próxima etapa de implantação será o envio do projeto aos órgãos financiadores para a aprovação final.

A Coafaso recebe assessoria da Biolabore pelo contrato com a Itaipu Binacional, para auxiliar no trabalho de implantação da agroindústria, assim como em outros projetos.

Fonte: Assessoria