106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Está em fase de inscrição para recenseadores o grande Censo Agropecuário 2017/18.
São vagas em vários municípios da região e mais informações podem ser obtidas clicando neste link do IBGE.
A coleta de informações – estima-se que sejam mais de 5 milhões de estabelecimentos pesquisados - que comporão o censo agropecuário começará em breve e terminará em março do ano que vem.
Dados sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande e pequeno portes, aquicultura, criação de abelhas, bicho-da-seda, beneficiamento e a transformação de produtos agropecuários serão inclusos na pesquisa.
Segundo Roberto Olinto, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a novidade para a realização deste censo será o uso de tecnologias, de dados geoespaciais e georreferenciais que facilitarão a coleta de informações e a elaboração dos resultados. “Os agentes vão monitorar os estabelecimentos munidos de um computador de mão, e depois essas informações poderão ser cruzadas, gerando mapas e outros dados que podem ser acessados e utilizados em amostragens futuras”, explicou. As informações coletadas serão referentes ao período de outubro de 2016 e setembro de 2017.
A divulgação dos resultados preliminares está prevista para acontecer no ano que vem para quantidade e área total de estabelecimentos agropecuários, uso da terra, maquinários, efetivos da produção pecuária e, a partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa.
Fonte: Elder Boff com inf. Revista Globo Rural