106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após vários dias de chuva, pontes já estão alagadas e várias pessoas estão sofrendo com as enxurradas no Oeste do Paraná. Muitos já perderam tudo que tinham dentro de casa.
Na manhã desta segunda-feira (30), um ouvinte da Costa Oeste Terra das Águas de Santa Helena, enviou esse recado para a redação:
Bom dia Andreia! Meus pais moram em Linha Santa Cruz ao lado do Rio Morena. Uma verdadeira CALAMIDADE. Oriente pra não passarem pela linha Santa Cruz. A ponte ali está submersa. Meus pais estão sendo tirados de barco. Perderam praticamente tudo
A água do leito do rio está passando por cima da ponte no rio morenão, a defesa civil e a polícia rodoviária estadual está sinalizado o local, e não está passando ninguém.
Outro ouvinte enviou o seguinte recado:
As pontezinha que dão acesso a Linha Santo Antônio, Linha Guarani, estão transbordando. Essa foto foi tirada na estrada da antiga fecularia da linha Santa Cruz. Em linha reta dá no asfalto PR-488. O telhado ao fundo a direita é a casa de meus pais submersa.
Segundo o repórter Geovani Canabarro, o trecho que liga Santa Helena e Entre Rios do Oeste está com muito barro na pista e também, vários pontos de alagamento.
O mesmo acontece entre Santa Helena e Santa Terezinha. Em São Miguelzinho, a ponte do Rio Morenão, está totalmente submersa. Entre Dom Armando e o centro de Missal, moradores registram a mesma situação.
Fica o alerta para todos os motoristas.
Por volta das 07:20h, mais alertas chegavam até a emissora:
Bom dia pessoal. Ponte queimada interditada neste momento. A interdição é no Rio Morenão. Em São Clemente um riacho que corta a sede do distrito alagou e interditou a avenida principal.
Em Missal, o Rio Ocoy no Portão do Ocoí transbordou.
Acompanhe mais detalhes nos áudios.
CHUVA EM NÚMEROS
No centro de Missal, moradores relataram na manhã desta segunda-feira (30), que os pluviômetros estavam transbordando e que acreditam que, de ontem para hoje, já foram registrados mais de 200 mm.
Em Itaipulândia, na comunidade de São José do Itavó, foram registrados 120 mm.
Em Santa Helena, na cidade, o total de chuva, nesta madrugada de domingo, atingiu o nível de 145 mm. Desde o dia 25, quarta-feira, registrou-se o acumulado de 295 mm.
PREVISÃO DO TEMPO
As tempestades (pancadas de chuva forte, grande incidência de raios e rajadas de vento forte) não deram trégua no Paraná durante a madrugada desta segunda-feira. Foram registradas rajadas de vento forte de até 97 Km/h na estação meteorológica de Cianorte.
Nesta segunda-feira o tempo segue instável no Paraná. Além do sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, observa-se também o avanço de uma frente fria pelo Oceano, na altura do Sul do País.
Desta forma seguimos com chuvas nas diversas regiões do Estado a qualquer hora do dia, sendo que por alguns momentos as precipitações são fortes, acompanhadas por raios e ventos fortes. Durante a madrugada chove muito entre o oeste, sudoeste e centro-sul paranaense. As temperaturas não variam muito ao longo do dia.
Fonte: Daiane Staub/Geovani Canabarro