106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Também conhecido como chicória amarga, é uma planta pertencente à família Asteraceae.
É considerada uma “erva daninha”, embora tenha sido usada na medicina alternativa por suas múltiplas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde.
Ele cresce facilmente em jardins, estradas e pastagens, embora muitos a cultivem de propósito, para aproveitá-la na preparação de remédios naturais.
Embora muitos ignorem seus benefícios, é um ingrediente ao qual são atribuídos efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e antioxidantes.
Seu consumo, especialmente em infusão, evita o desenvolvimento de algumas doenças e ajuda a otimizar o funcionamento de vários sistemas corporais.
Principais benefícios do dente-de-leão
1. Combate a retenção de líquidos
Devido às suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, o dente-de-leão foi utilizado como suplemento para estimular a eliminação de líquidos retidos no corpo.
Os seus recursos naturais melhoram a função renal e ajudam a remover o excesso de fluidos através da produção adequada de urina.
Para este efeito, pode ser consumido em infusão 2 ou 3 vezes por dia.
2. Melhora o funcionamento do fígado
A raiz do dente-de-leão é um protetor conhecido do fígado, não só porque ajuda a otimizar seu funcionamento, mas porque evita problemas inflamatórios e regula o fluxo da bile.
Seus antioxidantes ajudam a remover as toxinas que são retidas nos tecidos e, como se não fosse suficiente, evitam distúrbios como o fígado gorduroso.
É conveniente consumi-lo pelo menos 3 vezes por semana, preparado em infusão.
3. Combate o intestino preguiçoso
Esta planta tem um ligeiro efeito laxante que ajuda a melhorar os movimentos intestinais, para conseguir a eliminação ideal dos resíduos que se acumulam no interior dos intestinos.
Contém quantidades elevadas de fibra dietética e antioxidantes que, em conjunto, apoiam as funções do trato gastrointestinal para evitar a digestão lenta.
Também é recomendado em caso de indigestão e gases, pois ajuda a neutralizar o pH ácido, sem afetar a atividade das bactérias saudáveis.
Consumir uma xícara em infusão, 2 horas antes de ir para a cama.
4. Combate a anemia
Devido à sua contribuição significativa de ferro, magnésio e cálcio, esta planta saudável também é um bom complemento para acelerar a recuperação de episódios de anemia e fadiga.
Sua absorção no organismo auxilia na formação de glóbulos vermelhos e brancos, ajudando, entre outras coisas, a fortalecer o sistema imunológico.
Prepare um litro dessa infusão e beba 3 ou 4 vezes por dia.
5. Protege a saúde dos olhos
Devido ao seu conteúdo essencial de nutrientes, outro dos benefícios do dente-de-leão é o fato de que ele pode ajudar a proteger a saúde ocular.
Contém luteína e zeaxantina, dois componentes que minimizam o risco de catarata, degeneração macular e outras condições relacionadas ao desgaste da idade.
Consumir uma xícara de infusão diariamente, pelo menos 3 vezes por semana.
6. Combate problemas cutâneos
O consumo e a aplicação externa do dente-de-leão são uma solução natural contra os principais problemas que afetam a saúde da pele.
Suas propriedades antioxidantes ajudam a limpar o sangue, removendo toxinas que afetam a gravidade da acne e eczema.
Tem efeitos anti-inflamatórios e curativos que promovem a cicatrização de feridas superficiais e alergias.
Em infusão, ingerir 2 ou 3 vezes ao dia para curar doenças da pele.
Externamente, aplique com compressas ou adicione em unguentos.
7. Alivia a inflamação
Esta planta contém ácidos graxos, betacarotenos e minerais essenciais que, quando assimilados no corpo, ajudam a restaurar o equilíbrio de seus processos inflamatórios.
A absorção dessas substâncias promove o alívio de doenças comuns, como dores de cabeça, e além disso, facilita o tratamento de doenças crônicas, como artrite e osteoartrite.
Use-o se você sofre de cólicas noturnas ou dores nas articulações.
Tome 2 ou 3 xícaras de infusão por dia para preveni-la e tratá-la.
Opcionalmente, prepare a infusão e aplique com compressas quentes na área dolorosa.
Deixe agir por 10 minutos, e repita o seu uso todos os dias.
Tenha em mente que, apesar dos benefícios do dente-de-leão mencionados aqui, esta planta é contraindicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Suas tinturas contêm altos níveis de álcool, o que pode ser prejudicial. Tampouco deve ser administrada em pacientes com problemas de cálculos biliares ou vesícula biliar.
Fonte: Melhor com saúde