106,5 FM
Rádio Costa Oeste
ara auxiliar os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 neste domingo (10), o G1 elaborou, com o auxílio de professores, uma lista das principais fórmulas que costumam ser exigidas nas perguntas de física da prova de ciências da natureza.
“O Enem é uma avaliação que, tradicionalmente, não se caracteriza por cobrar equações descontextualizadas. Nesse sentido, o maior é investimento dos alunos em memorizar equações deve ser feito naquelas que são relacionadas aos principais temas do exame, como por exemplo, energia”, explica Heloize Charret, professora de física do Colégio Mopi, no Rio de Janeiro.
O professor Daniel Amaro, da escola Dínamis (RJ), também reforça a importância de o aluno saber relacionar as fórmulas aos fenômenos químicos do dia a dia.
“A dica de estudo é fazer a associação dos conteúdos às aplicações cotidianas, o que facilita o processo de associação dos conceitos. Os temas mais abordados em questões anteriores são: ondulatória, mecânica, eletricidade, energia, termodinâmica e óptica”, avalia.
Segundo o coordenador de física do Grupo Etapa, o candidato precisa memorizar muitas expressões para ter um bom desempenho no Enem. Mas é possível estabelecer as principais. “O mais importante é conhecer a definição de potência, a equação fundamental da ondulatória e equação fundamental da calorimetria”, diz.
Abaixo, confira um resumo das fórmulas úteis para as perguntas de física. Além dos professores citados acima, também colaborou Flávio de Campos Junior, do Colégio Bandeirantes.
“Potência e energia são grandezas presentes em praticamente todas as partes da Física, como a mecânica, a eletricidade, a termologia e a ondulatória”, explica Alexandre Lopes Moreno, coordenador de física do Grupo Etapa. De acordo com ele, desde a primeira edição do Enem até a última, a relação entre potência e energia é o assunto de física com maior presença.
Como calor é uma forma de energia, tal expressão determina a quantidade de calor cedido ou absorvido por um corpo durante uma variação de temperatura, conforme explica o coordenador de física do Etapa.
“Essa equação relaciona a potência elétrica consumida, por exemplo, por um equipamento, em função da tensão e da corrente elétrica. Como o consumo e a economia de energia são temas de muito impacto para o Enem, essa é uma equação bastante importante”, explica Heloize Charret, professora de física do Colégio Mopi, no Rio de Janeiro.
Uma grande aposta, segundo a docente, é combinar essa equação com a fórmula de potência elétrica apresentada anteriormente. “Assim, podem ser trabalhados problemas envolvendo o aquecimento e relacionando-o ao consumo de energia, como ocorre com os exemplos de chuveiro elétrico, cafeteiras, etc.”, diz.
Fonte: g1