106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Cerca de cinco famílias indígenas invadiram uma propriedade rural pertencente à empresa Matte Larangeira, em Guaíra, na manhã de terça-feira (14). A área invadida fica nas proximidades do aeródromo da cidade.
De acordo com a Guarda Municipal, as famílias chegaram ao local por volta das 9h. Armados com arcos, flechas e facões, eles montaram acampamento no local.
Rapidamente, em torno de 150 produtores rurais se reuniram e decidiram fazer a reintegração de posse. Eles desmontaram as barracas que estavam montadas e obrigaram os indígenas a deixarem a área.
Ainda segundo a GM, o grupo alegou que havia sido expulso pelo cacique após um desentendimento. Após deixarem a tribo, então, eles decidiram invadir a área produtiva.
No entanto, os agricultores acreditam que o "desentendimento" seja apenas uma manobra para que a tribo aumente a área invadida, já que os indígenas já ocupam uma área da empresa nas proximidades.
Um representante da Funai (Fundação Nacional do Índio) esteve no local e levou os indígenas de volta à aldeia, onde eles foram aceitos de volta.
Além da Guarda Municipal, equipes da Polícia Militar, do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) e do Corpo de Bombeiros foram mobilizados.
Apesar da tensão no local, não houve confronto entre indígenas e agricultores.
Fonte: Catve