106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O resultado das urnas no Chile trouxe um resultado surpreendente: candidato favorito, o empresário de centro-direita Sebástian Piñera venceu o primeiro turno das eleições conforme o esperado, porém terá de disputar o segundo turno com o senador socialista Alejandro Guillier, que recebeu apoio da presidente Michelle Bachelet.
O segundo turno está marcado para o dia 19 de dezembro. Até lá, os dois candidatos terão o desafio de conseguir – em tão pouco tempo – o apoio dos eleitores dos outros seis candidatos que ficaram fora da corrida eleitoral. Piñera tem 67 anos e já foi presidente do Chile entre 2012 a 2014 e, ao contrário do resultado de hoje, que revelou o candidato com 37% dos votos, esperava-se que ele recebesse ao menos 45%, segundo as pesquisas de opinião. Já Guillier, que aparece como promessa de aprofundamento das reformas e conquistas sociais de Bachelet, ficou em segundo lugar com 23% dos votos.
A grande surpresa dessas eleições, contudo, ficou com a candidata Beatriz Sanchez, que ficou em terceiro lugar (20%), em um empate técnico com Guilier. Ela apareceu como opção de uma coligação esquerdista do país, formada recentemente.
Fonte: uol