106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nosso corpo precisa de vários minerais com os quais nos nutrimos e funcionamos de forma saudável. Ao manter uma dieta equilibrada, podemos obter vários minerais e vitaminas para que possamos ter uma boa saúde física e mental.
O potássio é um mineral que se aloja nos eletrólitos do corpo e ajuda o corpo a crescer.
Ele também cumpre outras funções, tais como:
Regular a pressão sanguínea
Regular a atividade neuromuscular
Manter o equilíbrio eletrolítico
Manter o equilíbrio ácido-base
Ativar certas enzimas
Metabolizar carboidratos
Produzir proteínas
Prevenir doenças
Graças às suas propriedades, é importante incluí-lo em nossos hábitos alimentares.
Você já deve ter ouvido dizer que um alimento rico em potássio é a banana, o que é muito verdadeiro, mas não é o único. A seguir falaremos sobre dez alimentos ricos em potássio.
1. Cenoura
Cheia de vitamina A, nutrientes e antioxidantes, a cenoura também é um dos alimentos ricos em potássio. Recebemos aproximadamente 321 mg de potássio por 100 gramas de cenoura.
Além disso, é um vegetal muito versátil que podemos usar em saladas, sopas, molhos e até mesmo em sobremesas.
2. Abóbora
Outro vegetal com uma grande quantidade de vitaminas e minerais, como o potássio, é a abóbora. Por cada 100 gramas, obtemos 190 mg de potássio.
É um alimento excelente para diferentes tipos de ensopados, caldos e bolos. Não se esqueça de aproveitar a estação da abóbora para incluí-la em suas refeições.
3. Melão
Por cada 100 gramas de melão, obtemos 267 mg de potássio. Além de ser um dos alimentos ricos em potássio, é delicioso, suculento e muito nutritivo.
Também ajuda o corpo a se reidratar e pode ser consumido na hora do lanche da tarde ou como acompanhamento de pratos mais elaborados.
4. Melancia
A melancia é uma fruta doce e muito suculenta. Contém muita água, por isso ajuda a hidratar o corpo.
Com uma única fatia de melancia nosso corpo recebe 320 mg de potássio.
5. Uva-passa
É uma fruta popular e pode ser conjugada com quase qualquer tipo de alimento, desde a ingestão pura até o uso como ingrediente e decoração de sobremesas.
No caso das uvas-passas, por cada 100 gramas recebemos 749 mg de potássio. Além de ser uma excelente fonte deste mineral, também alivia a constipação graças às fibras que contém.
6. Gérmen de trigo
O potássio também está presente em cereais, como é o caso do gérmen de trigo, que nos oferece 1,09g para cada 100g.
A desvantagem do gérmen de trigo é que os óleos que contém estragam facilmente, tornando-o rançoso e deteriorando suas propriedades. Então, é preciso ter cuidado ao armazená-lo.
7. Pistache
É uma oleaginosa pequena, salgada e deliciosa que nos dá 1 grama de potássio por 100 gramas de pistache.
Claro que você deve se lembrar de que, quando come pistache, é importante ter uma boa quantidade de água à mão, porque é salgado e provoca muita sede.
8. Champignon
Este tipo de cogumelos frescos tem um teor de 318 mg de potássio por 100 gramas de champignon.
Além do potássio, eles também fornecem uma grande quantidade de vitamina B5, que pode aliviar os efeitos da enxaqueca e do estresse.
9. Frango
O potássio também é encontrado na carne branca, como a de frango. Junto com outros nutrientes e vitaminas, como a B3, o frango é um alimento rico em potássio. Por cada 100 gramas adquirimos 264 mg de potássio.
A carne de frango, especialmente a do peito, é macia e suculenta e pode ser usada de muitas maneiras, em caldos, refogados, ensopados, saladas, sanduíches, grelhada ou assada como prato principal.
10. Peixes azuis
Com 384 mg de potássio em cada 100 gramas, os peixes azuis são uma rica fonte de potássio.
É importante não confundir com outros tipos de peixe, já que existem alguns com muito pouco ou potássio em excesso.
Alguns exemplos de peixes azuis são:
Truta
Atum
Arenque
Carpa
Cavala
Como podemos ver, o potássio pode ser encontrado em uma grande quantidade e variedade de alimentos, então colocar alimentos ricos em potássio em sua dieta não é difícil.
É possível ficar doente devido à falta ou ao excesso de potássio?
Embora o potássio seja um elemento chave para a nossa saúde, no final, nunca é aconselhável que haja pouco ou muito em nosso corpo.
Você deve encontrar o montante certo, evitando o excesso e a escassez.
A conseqüência de uma deficiência de potássio no sangue é uma doença chamada hipocalemia, que pode apresentar sintomas como:
Fraqueza muscular
Fadiga
Cólicas
Diminuição de reflexos
Por outro lado, o excesso de potássio pode gerar hipercalemia, uma doença que vem a apresentar:
Fraqueza
Falhas respiratórias
Náuseas e vômitos
Problemas cardiovasculares
Problemas neuromusculares
É necessário fazer um exame de sangue para saber se você sofre de alguma dessas doenças. Se for esse o caso, será preciso ir ao médico para receber um tratamento adequado.
Fonte: Melhor com saúde