Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Definido calendário 2018 da Pesca Esportiva no Lago de Itaipu e etapas do 2º Ranking Regional

A avaliação da 1ª edição do Ranking Regional é positiva

  • 30/11/2017
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Definido calendário 2018 da Pesca Esportiva no Lago de Itaipu e etapas do 2º Ranking Regional

A Adetur, Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, juntamente com representantes da Itaipu, Unioeste e membros das entidades e associações promotoras dos torneios de pesca esportiva no Lago de Itaipu, reuniram-se na última semana, no Auditório da Itaipu Binacional, em Santa Helena, para discutir sobre o calendário 2018 da Pesca Esportiva e avaliação do 1º Ranking Regional.

Para 2018 foram definidos 26 torneios, os quais envolverão 8Municípios, sendo na modalidade de corvina etucunaré. Os eventos serão realizados praticamente em toda a extensão do Lago de Itaipu, valorizando os melhores pontos de pesca. Participaram da reunião da definição do calendário representantes das associações de pesca de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Missal, Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Santa Terezinha de Itaipu.

O Calendário de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu 2018 será lançado no Torneio Aberto de Pesca ao Tucunaré entre Amigos do ICLI, primeiro evento que acontecerá no dia 17 de fevereiro, em Foz do Iguaçu.

Na oportunidade, a comissão organizadora do Ranking, formada por representantes da Adetur, Unioeste e Associações de Pesca debateram sobre a organização do 1º Ranking Regional que aconteceu este ano. Uma das sugestões foi o alinhamento e unificação dos regulamentos dos torneios que pontuam para o Ranking, com a finalidade de facilitar para os pescadores esportivos.

Para o 2º Ranking Regional, novamente serão 6 etapas de torneios que validam pontos. Outra questão considerada importante foi a necessidade de ampliar a divulgação do Ranking, principalmente dentro das associações que sediam as etapas. As associações também apoiaram a realização do 2º Ranking o qual está sendo planejado para começar em 2018.

Nesta primeira edição, 19 equipes participaram do Ranking, sendo que as três primeiras colocadas receberão premiação em dinheiro e troféus e as demais sete equipes receberão troféus. O evento de entrega da premiação está marcado para este sábado (02) no Centro de Eventos do Balneário de Santa Helena, a partir das 20 horas.

De acordo com o presidente da Adetur, Flávio Degasperi, a avaliação da 1ª edição do Ranking Regional é positiva, resultado de parcerias com a Itaipu Binacional, o curso de Engenharia da Pesca, da Unioeste, os Municípios e associações de pesca da região. A troca de informações é importante para o crescimento do próximo ranking, conforme detalha Flávio Degasperi.

Alexandre Pacheco, da Coordenadoria de Turismo da Itaipu Binacional, apoiadora dos torneios de pesca, explica que a ocupação do lago com a pesca esportiva, o turismo náutico pode mudar a identidade das cidades. De acordo com Pacheco, o turismo é uma atividade econômica, traz progresso e principalmente traz melhorias na condição de vida das comunidades envolvidas.

O vice-presidente da Anpemi, Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal, Roberto Borgio, explica que em Missal foi adotado para os torneios de pesca o sistema de medição na régua, fotografia e soltura do peixe no local. Segundo Roberto, as demais associações de pesca, participantes do Ranking, concordam e entenderam a necessidade de praticar esse tipo de pesca, que esta é a forma mais correta para a garantia da preservação das espécies do Lago de Itaipu, tendo em vista que a região é muito rica em peixes.

 

Fonte: Assessoria