106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um iceberg gigante que se desprendeu da geleira Grey, no sul do Chile, pegou de surpresa autoridades locais e está intrigando especialistas.
Funcionários da Corporação Florestal Nacional, entidade vinculada ao governo que responde pela política florestal do país, afirmam ter se deparado com o fenômeno na última segunda-feira (27).
O glaciar é uma das formações de gelo do Parque Nacional Torres del Paine, uma área formada por montanhas, lagos e geleiras na Patagônia chilena.
Encontrar blocos de gelo soltos na região não é incomum, mas esse caso foi classificado como "especial".
De acordo com o glaciologista Andrés Rivera, há algum tempo não era visto um iceberg com características tão particulares.
No caso do glaciar Grey, o especialista atribui esse grande desprendimento à perda de massa do gelo originado recentemente.
Já foram registrados desprendimentos maiores que este na geleira Grey, especificamente em 1997 e 2011. A diferença é que nesses dois casos foram produzidas dezenas de icebergs, e não apenas um com esse formato.
Enquanto esse iceberg permanecer como um bloco grande de gelo, ele não representa perigo.
Mas os especialistas acreditam que, ao ficar à deriva e sujeito a um derretimento natural, ele se fragmentará nas próximas semanas – e isso traz riscos.
Um deles é à navegação de embarcações turísticas, que representam uma das principais fontes de renda para a economia local.
Fonte: g1