106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A população de Guaíra está apreensiva por conta da demarcação de terras indígenas proposta pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) no Município.
A chegada de caminhões com madeiras e materiais de construção, descarregados em aldeias, na última segunda-feira (04), desencadeou uma revolta em massa de várias frentes. Produtores agrícolas, Sindicatos Rurais e empresários se uniram para promover uma manifestação contra as ações que beneficiam os índios.
Os manifestantes foram às ruas no início da tarde desta quarta-feira (06) para protestar contra a demarcação. Cerca de 8 mil pessoas participaram do ato que contou ainda com o apoio dos comerciantes, que fecharam as portas até 15:00 hrs.
A equipe da Rede Costa Oeste de Comunicação, através dos repórteres Flávio Henrique e Barbosa Junior, acompanhou a movimentação, registrada em fotos e vídeos.
Os procuradores da República no Município de Guaíra, Hayssa Kyrie Medeiros Jardim e Dermeval Ribeiro Viana Filho, concederam entrevista à imprensa, na qual relataram que os materiais entregues nas aldeias são para substituir as moradias já existentes e não para aumentar a área ocupada. Viana Filho afirmou que assim como em outras áreas do Estado, a demarcação de terras está em fase preliminar, portanto, não há uma decisão sobre como e quando serão realizadas.
Ainda na coletiva, Hayssa informou que a promotoria está investigando as ações de manifestação dos munícipes, e se for comprovado teor criminoso, uma denúncia será oferecida.
Ouça os áudios.
Fonte: Kelly Cristina