A PRF (Polícia Rodoviária Federal) ganhou uma ferramenta importante no combate a furtos e roubos de veículos. É o Sinal, ou simplesmente Sistema Nacional de Alarmes.
Lançada na semana passada em Brasília, ferramenta já está em funcionamento em todo o território nacional. O sistema consiste em emitir um alerta a agentes da PRF em um raio de 100 quilômetros do local do crime.
O Sinal promete dar mais agilidade e aumentar a probabilidade de que veículos furtados ou roubados sejam recuperados pelos policiais de plantão.
No ano passado, a PRF recuperou, em todo o Paraná, 677 veículos. Neste ano, até o momento, foram 691 veículos devolvidos aos proprietários. Com o sistema, a PRF espera aumentar estes índices.
Para garantir que "trotes" não sejam aplicados, os agentes poderão rejeitar o alerta, caso verifiquem se tratar de um relato falso. Além disso, a suposta vítima pode responder pelo delito de falsa comunicação de crime, que tem pena seis meses a um ano de detenção.
Apesar de alertar as equipes da PRF imediatamente, o registro no Sinal não substitui a necessidade de um boletim de ocorrência, que deve ser feito junto à Polícia Civil.
O Sinal pode ser acessado neste link.
Fonte: Catve