Em quase 50 dias, a Operação Verão Paraná prendeu 2.128 pessoas nas costas Leste, Norte, Oeste e Noroeste do estado. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (16) pela Polícia Militar (PM) do Paraná. Mais de 40 kg de drogas e 53 armas foram apreendidos, e 66 veículos roubados foram recuperados.
Segundo a PM, o efetivo da operação foi de 1.663 militares ao longo dos 49 dias compreendidos entre 23 de dezembro de 2015 e 10 de fevereiro de 2016.
Dentre o total de drogas apreendidas, 23 kg eram de maconha, 11,5 kg de pasta base de cocaína, 5,2 kg de crack, 4 kg de cocaína, 137 comprimidos de ecstasy e 79 pontos de LSD.
A maior parte das prisões e apreensões foi registrada no litoral, na costa oeste, onde 1.972 pessoas foram presas ou apreendidas. As cidades atendidas pela operação foram Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Mais de 20 kg de maconha foram apreendidos nas praias do estado.
A estimativa da PM é de que mais de 1,2 milhão de veículos tenham entrado nas rodovias estaduais em direção ao litoral nestes 49 dias.
Depois do litoral, a região com mais prisões foi a costa Oeste, com 114 pessoas presas ou apreendidas. Quase 3 kg de cocaína foram apreendidas e dois veículos roubados foram recuperados. As cidades atendidas nesta região foram Boa Esperança do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Cruzeiro do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Missal, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Jorge do Oeste, São Miguel do Iguaçu e Três Barras do Paraná.
Na costa Noroeste foram presas ou apreendidas 25 pessoas nas cidades de Marilena, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Santo Antônio do Caiuá e Terra Rica. A costa Norte teve 17 prisões nas cidades de Alvorada do Sul, Carlópolis, Porecatu, Primeiro de Maio, Ribeirão Claro, Santa Mariana, Sertaneja e Sertanópolis.
Fonte: G1