Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lula ou Bolsonaro, quem vence em cada região do país?

Ex-presidente lidera com folga em todas as regiões

Lula ou Bolsonaro, quem vence em cada região do país?

A última pesquisa Datafolha para a sucessão presidencial de 2018, divulgada na íntegra na segunda-feira (4), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu derrubar a “barreira” que dividiu o país nas últimas eleições: o Norte-Nordeste “vermelho” (que votava no PT) e o Centro-Sul “azul” (que dava vitória ao PSDB). O petista lidera com folga em todas as regiões, inclusive no antigo reduto dos candidatos mais à direita.

O deputado Jair Bolsonaro (PEN/Patriota), por sua vez, consolidou a segunda posição em todos os cantos do país. Mas vê a vice-liderança ameaçada por uma surpresa no Sul: o senador Alvaro Dias (Podemos).

Lula continua imbatível no Norte-Nordeste. Os nordestinos lhe dão índices de intenção de voto de 56% nos dois cenários eleitorais mais prováveis, com Geraldo Alckmin ou João Doria como candidatos do PSDB. É muito mais que Bolsonaro, que chega a ter entre 19% e 21% nessas simulações.

No Norte, Lula também lidera com ampla margem: tem de 40% a 42% nos dois principais cenários. Praticamente o dobro de Bolsonaro, que fica com 20% ou 22%.

O antigo “território azul” do Centro-Sul também se avermelhou. Mas em tonalidades menos fortes do que no Norte-Nordeste. Lula tem 33% ou 34% no Centro-Oeste, contra 24% de Bolsonaro (o melhor desempenho dele). No Sul, o petista oscila de 27% a 28% nos dois principais cenários; o deputado do PEN/Patriota tem 17%. E, no Sudeste, Lula aparece no Datafolha com índices de 26% e 27%; Bolsonaro tem entre 19% e 21%.

Na média de todo o país, Lula tem 36% e Bolsonaro, 18% (nos dois principais cenários).

O Sul, contudo, reservou uma surpresa no Datafolha. O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) tem um desempenho muito bom na região. Nos dois principais cenários avaliados pelo Datafolha, Alvaro está tecnicamente empatado com Bolsonaro. O senador paranaense tem 15% nas duas simulações, contra 17% do vice-líder da pesquisa (a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos).

Alvaro é o único concorrente a ameaçar o segundo posto de Bolsonaro em alguma das cinco regiões brasileiras nas simulações do Datafolha. A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede) chega perto do empate técnico com o deputado no Sudeste em um dos dois principais cenários. Ela aparece com 14% contra 19% de Bolsonaro. Ainda assim, ele está à frente mesmo considerando a margem de erro. Na outra simulação, Marina fica bem atrás do concorrente do PEN: 11% para ela contra 21% dele.

O bom desempenho de Alvaro no Sul, contudo, não se mantém nas demais regiões. E. na média geral de todo o país, ele tem 4% das intenções de voto – o que o coloca na sexta posição dentre os concorrentes nos dois cenários.

O sulista também se diferencia do eleitor do restante do país em outro aspecto: é o que está mais indeciso no atual momento, em todas as simulações. Nos dois cenários mais prováveis, por exemplo, 6% ou 8% dos eleitores dizem não saber em quem votar – mesmo quando o Datafolha apresentava nomes ao entrevistado. Nas demais regiões, o índice mais alto de indecisão foi de 3% dos eleitores.

Lula lidera a corrida eleitoral e Bolsonaro está em segundo em todas as regiões do país. Mas no Sul o desempenho de Alvaro Dias surpreende.

Fonte: gazetadopovo