Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Aumento no valor dos Royalties vira assunto principal em assembleia dos Lindeiros

Pelo novo texto do projeto, o índice de Royalties para o Estado seria passaria de 45% para 25% e os municípios receberiam 65%

  • 15/12/2017
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Aumento no valor dos Royalties vira assunto principal em assembleia dos Lindeiros

Os membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram ontem, em Santa Helena, para a última Assembleia Ordinária de 2017. Na pauta estiveram assuntos que interessam diretamente aos municípios que margeiam o Lago de Itaipu, caso, por exemplo, do projeto Mais Verão e da votação do Projeto de Lei da Câmara-PLC 315, que impactará positivamente no repasse de Royalties.


Pelo novo texto do projeto, o índice de Royalties para o Estado seria passaria de 45% para 25% e os municípios receberiam 65%, o que significa um acréscimo de 20%. O valor representa mais de R$200 milhões por ano. Aprovado no Congresso Nacional o PLC 315 tramita no Senado Federal. O que espera-se é uma aprovação de urgência, fator que incluiria o texto para apreciação nas primeiras sessões do ano de 2018, segundo a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi.


Cálculos extraoficiais mostram que, Santa Helena, por exemplo, receberia 34 milhões de reais a mais por ano. Marechal Cândido Rondon teria um acréscimo de 7 milhões de reais, Mercedes 2 milhões e 700 mil reais, São Miguel do Iguaçu 12 milhões reais, e assim ocorreria com os demais municípios contemplados, conforme frisa a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Lindeiros, Cleci Loffi.

Cleci 1

Outro item de pauta da reunião foi a realização do Projeto Mais Verão, que deve envolver 14 municípios com eventos esportivos em locais públicos, caso das praias artificiais do Lago de Itaipu. O investimento será de 350 mil, patrocinados pela Itaipu Binacional com gestão do Conselho dos Lindeiros e das próprias administrações municipais.

A estimativa é que sejam envolvidos mais de 2 mil atletas no decorrer de cinco finais de semana em cada um dos municípios.

A Itaipu Binacional e o Conselho também passam a celebrar nova parceria do Projeto Cidades Sustentáveis, assinada na Assembleia Ordinária entre a presidente, Cleci Loffi, e o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Luiz Kaminski. São 725 mil reais para operacionalização em 54 municípios da região Oeste do Paraná, como destaca Cleci Loffi.

Cleci 2

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, ressalta o trabalho desenvolvido na região, principalmente com os Municípios Lindeiros.


Kaminski 

Fonte: Assessoria