O primeiro caso de Zika Vírus em Toledo foi confirmado nesta quinta-feira (18), pela Secretaria de Saúde do município.
A mulher de 56 anos contraiu a doença no Mato Grosso do Sul. Ela esteve em Safezal e Nova Mutum do dia 8 de dezembro a 18 de janeiro. No dia 26 de janeiro, ela procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento em Toledo. Dois dias depois, ela voltou a UPA e foi notificada com suspeita da doença e já iniciou o tratamento.
O resultado do exame, porém, só saiu nesta quinta-feira (18) e a mulher continua com acompanhamento médico.
Em Toledo ainda há exames aguardando resultados de dengue, Zika e Chikungunya. São 134 casos notificados de dengue, sendo 34 confirmado e destes 18 autóctones e 16 importados. De Zika Vírus foram 8 casos suspeitos, 4 descartados, um confirmado e outros três aguardam resultados. De Chikungunya, 11 casos notificados, dois foram descartados e outros 9 ainda aguardam resultado.
SINTOMAS
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.
Observe o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus Zika e busque um serviço de saúde para atendimento, caso necessário.
Fonte: Catve