Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

A primeira semana

  • 05/01/2018
  • Foto(s): Ilustração
A primeira semana

A primeira semana útil do ano sempre é devagar, apesar dos planos, das metas e da vontade de renovar as coisas na vida da gente.

Apesar disso, sinto um clima positivo no ar. Os empresários estão com esperanças renovadas apesar de saírem do sufoco do 13º e o malabarismo para pagar o IPVA que começa a vencer nesta próxima semana.

Mas num sentido mais amplo, mesmo com os preços dos combustíveis caminharem para 5 reais o litro, existe uma onda mais otimista.

O sul do país sempre foi mais otimista. Na verdade, não se intimida com a crise e continua produzindo mais e mais.

Os agricultores estão contentes com o tempo nesta largada do novo ano. A chuva cessou um pouco, dando espaço para os cuidados necessários com tratamento de doenças e pragas. Há boa reserva de umidade no solo, principalmente em razão da prática do plantio direto.

Agora, resta torcer pro dólar, pelo menos continuar nos atuais patamares, ou até aumentar um pouco. Isso elevaria o preço das commodities e consequentemente, a saca da soja e milho, teria preço melhor.

Olhando mais no nosso quintal, Santa Helena recebe atualmente milhões e milhões em investimentos na agroindustrialização, principalmente no setor avícola e suinícola.

A Lar Cooperativa Agroindustrial é a que predomina neste quesito com duas unidades na área de suinocultura e uma gigante na avicultura.

E em 2018, começa a instalação de um frigorífico de suínos, provavelmente fora do eixo cooperativista, na iniciativa privada.

Resta saber da concorrência pública e pra quem recairá o investimento público superior a 32 milhões de reais para tal.

Apesar de ser ano de copa e de eleições, o setor produtivo primário tende a ser alavancado com a necessidade do fomento necessário para tocar estas iniciativas.

Fonte: Elder Boff

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557