Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Inscrições para vagas pelo Sisu começam no dia 29 de janeiro

A seleção para o SiSu se dá a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017

Inscrições para vagas pelo Sisu começam no dia 29 de janeiro

Estudantes interessados em ingressar na UFPR ou em outras universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deverão se inscrever entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, no site do sistema. Na UFPR, são 1.447 vagas, distribuídas em 109 cursos. O edital que regula as inscrições já está disponível para os interessados na área específica para o SiSU no site do Núcleo de Concursos. A seleção para o SiSu se dá a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e corresponde a 20% das vagas de graduação disponíveis na UFPR. O restante será preenchido pelo Vestibular 2017/2018, cujo resultado será divulgado no dia 12.

Para se inscrever, é necessário que, além de haver participado do Enem de 2017, o estudante não tenha zerado a redação nem tenha feito o exame como treineiro. A inscrição exige que o candidato informe o número de inscrição do Enem 2017 e senha. A consulta das vagas ofertadas pelo SiSU no Brasil inteiro já está aberta desde 12 de dezembro (veja aqui as vagas na UFPR).

Cronograma

O edital do NC-UFPR descreve como os candidatos interessados em ingressar pelo SiSU devem proceder para concorrer às vagas, bem como apresenta o cronograma das bancas de validação de autodeclaração (no caso de quem escolheu concorrer às cotas), do registro acadêmico e da lista de espera para as chamadas complementares.

A provável data da primeira Chamada Pública Nominal do SiSU é 2 de fevereiro, sendo que o registro acadêmico referente a ela está programada para ocorrer entre 5 e 7 de fevereiro. Na capital, as bancas de validação devem ser realizadas nesse mesmo período.

As chamadas complementares são destinadas a quem ficou na lista de espera. O edital para segunda convocação (considerando as vagas remanescentes) deverá sair em 15 de março, com registro acadêmico entre 21 e 22 de março. Já a terceira chamada está marcada para o dia 8 de agosto e, o registro acadêmico dela, para 14 a 16 de agosto.

Vale lembrar que o candidato não selecionado na primeira chamada precisa confirmar o interesse na vaga para ficar na lista de espera. Essa confirmação terá de ser feita entre os dias 2 e 7 de fevereiro, no site do SiSU.

Distribuição de vagas

As vagas da UFPR reservadas para o SiSu estão distribuídas em 109 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. Das 1.447 vagas, 706 são para livre concorrência e 741 para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme prevê a Lei n.º 12.711/2012.

Cotas

Além de ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas (mesmo em cursos de educação profissional técnica), os estudantes que concorrem às cotas do SiSU precisam se enquadrar em uma entre quatro situações. Cada situação equivale a uma lista de concorrência.

As situações são: ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita; ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena ou pessoa com deficiência; ter familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita; e ter renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena ou pessoa com deficiência.

No caso das autodeclarações, serão realizadas bancas de validação, em horário e local específicos para o candidato. Em Curitiba e Pontal do Sul, os convocados na primeira chamada deverão participar das bancas entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Em Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina, as bancas ocorrerão no dia 7 de fevereiro.

Fez vestibular e SiSU?

O edital também esclarece que o candidato que fez o Vestibular 2017/2018 e o Enem 2017 poderá optar pela forma de ingresso no momento do registro acadêmico, na data correspondente.

Fonte: Bem Paraná